terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Museu de Rio Pardo será restaurado para reabrir portas

Um dos principais pontos turísticos da cidade está fechado desde 2013
As obras no prédio do Museu Municipal Barão de Santo Ângelo, de Rio Pardo, devem começar nos próximos dias. O município recebeu em dezembro a doação de 90 metros cúbicos de madeira do Ibama-RS para a restauração. 

Considerado um dos principais pontos turísticos da cidade, o museu funciona no Solar Almirante Alexandrino e está fechado desde novembro de 2013. Os problemas no prédio com mais de 200 anos vão desde infiltrações até buracos e infestação de cupins.
Ao todo, o prédio tem 11 salas, mais a senzala, que também apresenta infiltração. A ideia de solicitar madeira ao Ibama surgiu após a negativa da Caixa Econômica Federal para o projeto de recuperação, orçado em R$ 800 mil. 
A proposta, encaminhada no início de 2014 ao banco, não foi selecionada e a prefeitura precisou encontrar outra solução. O secretário municipal do Planejamento, Indústria e Comércio, Adolfo Menezes, afirma que a madeira não serão usada apenas no Solar, mas também da antiga prefeitura, nas duas estações férreas e no depósito da Praça da Ponte, além da escadaria interna e do assoalho da Igreja Matriz.
A Marinha do Brasil vai auxiliar na reforma dos prédios e o Comando do 5º Distrito Naval, de Rio Grande, deve enviar equipe ao município nesta semana. 

Fonte: http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/Geral/2016/01/576018/Museu-de-Rio-Pardo-sera-restaurado-para-reabrir-portas


















Um dos principais pontos turísticos da cidade está fechado desde 2013 | Foto: Lula Helfer / Gazeta do Sul / CP

Nenhum comentário:

Postar um comentário