terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Marinha começa obra de restauro do museu em Rio Pardo

Equipe do Comando do 5º Distrito Naval, de Rio Grande, chegou semana passada. Prazo inicial é de concluir ação em 90 dias
Depois de mais de dois anos fechado devido a problemas com buracos e infiltrações, o Museu Municipal Barão de Santo Ângelo, em Rio Pardo, finalmente teve sua restauração iniciada. Uma equipe do Comando do 5º Distrito Naval, de Rio Grande, liderada pelo suboficial Alexsandro da Silva Machado, chegou ao município na última quarta-feira, pronta para trabalhar na recuperação do Solar Almirante Alexandrino de Alencar.
Levantamento inicial da Marinha aponta que a reestruturação do prédio inclui a troca de portas, janelas, assoalho, melhorias no telhado e substituição das vigas. Já a parte elétrica será toda refeita pela equipe. A fachada do prédio também será restaurada pela equipe da Marinha e as cores originais, verde e branco, serão mantidas. “Temos o prazo de 90 dias para concluir os trabalhos, mas devemos passar desse período”, prevê Machado.
Na tarde da última sexta-feira, o prefeito Fernando Schwanke, o secretário de Planejamento, Adolfo Menezes, e o arquiteto da Prefeitura, Felipe Bordin, visitaram o museu e verificaram as condições estruturais do imóvel. “O melhor é fazer toda a estrutura e depois mexer no telhado. E o restauro deve começar pelo assoalho”, sugeriu o arquiteto durante a vistoria.
A parte considerada mais crítica, conforme afirmaram marinheiros e arquiteto, é a parede, que está cedendo. “É um problema grave. É a nossa Torre de Pisa. Lá eles não deixaram ela cair e aqui também não deixaremos”, disse Schwanke. Ele se referiu à  famosa torre localizada em Pisa, na Itália, construída entre 1174 e 1350 e que atrai a curiosidade de grande número de turistas estrangeiros.









Madeiras doadas pelo Ibama serão utilizadas para a restauração do Solar Almirante de Alencar

Nenhum comentário:

Postar um comentário