quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Centro Cultural dos Correios promove a exposição "Jardim de Memórias – Parque do Flamengo 50 anos"

Centro Cultural Correios Rio abre dia 30 de setembro, às 19h, a exposição Jardim de Memórias – Parque do Flamengo 50 anos, que comemora o cinquentenário de sua inauguração, resultado da monumental obra de Affonso Eduardo Reidy, Lota de Macedo Soares e Roberto Burle Marx. A exposição se compõe de quase uma centena de reproduções fotográficas realizadas durante a construção e contemporâneas, desenhos de Burle Marx, plantas de arquitetura, além de vídeos, celebrando os 50 anos do Aterro e do Parque do Flamengo.
Inaugurado em 1965, no IV Centenário da Fundação da Cidade do Rio de Janeiro, hoje, portanto, festejando seus 50 anos, o Parque do Flamengo – também chamado simplesmente de Aterro – não é uma obra qualquer. Incrustado no coração da metrópole carioca, ele é seu espelho, sua alma, e a memória mais potente daquilo que poderíamos chamar de “a aventura americana”, algo que o próprio Rio de Janeiro sintetiza e ao mesmo tempo desafia. 
Em seus mais de 7 km de extensão, os limites entre cidade e natureza ou entre projeto e história se fundem, balizados pelo Pão de Açúcar e pelo Corcovado. Diante da grandiosidade e da harmonia do sítio geográfico da Baía da Guanabara, o Parque do Flamengo atualiza e articula as diferentes respostas, arquitetônicas, urbanísticas e paisagísticas que, desde o século XVIII, vêm sendo dadas ao desafio de construir e viver em uma cidade às portas de um paraíso, palavra que, como se sabe, originalmente designava um jardim.
A exposição enfoca esses sucessivos gestos de construção de jardins e parques na frente marítima do próprio “jardim” que é a Baía de Guanabara. A história dessa área e dos seus projetos urbanísticos e paisagísticos, até culminar no Aterro e Parque do Flamengo - realizado por Affonso Eduardo Reidy, Lota de Macedo Soares e Roberto Burle Marx - se confunde com a dos 450 anos da cidade e vem sendo lida como um dos mais belos presentes que o Rio de Janeiro deu a si próprio, graças à inteligência técnica, política, administrativa e estética de seus criadores.
Jardim de Memórias: Parque do Flamengo 50 Anos
  • Abertura: 30 de setembro, às 19h
  • Visitação: de 1º de outubro a 29 de novembro de 2015 - De terça-feira a domingo, das 12h às 19h – Grátis/Livre
  • Local: Centro Cultural Correios - Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro - Rio de Janeiro|RJ
  • Telefone: (21)2253-1580 (Recepção)
Fonte:"Centro Cultural dos Correios promove a exposição "Jardim de Memórias – Parque do Flamengo 50 anos"" 30 Set 2015. ArchDaily Brasil. Acessado 1 Out 2015. <http://www.archdaily.com.br/br/774477/centro-cultural-dos-correios-promove-a-exposicao-jardim-de-memorias-nil-parque-do-flamengo-50-anos>
 

















© Cesar Barreto

















no aterro, foram usadas terra e areia de 3 morros da cidade. © Marcel Gautherot / Acervo do escritório de Burle Marx

















Palmeiras no parque: a área recebeu 17 mil mudas de várias espécies. © Cesar Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário