terça-feira, 1 de setembro de 2015

15 jardins projetados por Burle Marx no Recife vão ganhar título de patrimônio histórico e ambiental

Quinze áreas verdes projetadas pelo renomado paisagista brasileiro Roberto Burle Marx vão ganhar o título de Jardins Históricos da cidade. Esta é uma das novas categorias previstas no Sistema Municipal de Unidades Protegidas (Smup) e garante a preservação dos logradouros. O decreto será assinado pelo prefeito Geraldo Júlio nesta segunda-feira  (31), às 15h.
A iniciativa beneficia 15 jardins públicos dos 28 assinados por Burle Marx, como as praças de Casa Forte, Euclides da Cunha, República e Jardim Campo Princesas, Derby e Salgado Filho. Devido à classificação, os métodos de manutenção e os tipos de usos desses espaços serão revistos. 
Uma comissão técnica, coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade municipal, será criada com o objetivo de elaborar um plano de Gestão e Conservação dos Jardins Históricos de Burle Marx. O documento definirá as normas para conservação, uso e ocupação das unidades protegidas.
Técnicos da secretaria e pesquisadores do Laboratório da Paisagem da Universidade Federal de Pernambuco trabalharam juntos para escolher os espaços a serem protegidos. Para isso, foi realizado um levantamento detalhado dos atributos histórico-cultural, compositivo (topografia, traçado, equipamentos, mobiliário, materiais e inserção urbana) e de vegetação de cada local.
BURLE MARX
O paisagista Roberto Burle Marx trabalhou na capital pernambucana entre 1934 e 1937 e utilizou em seus projetos vários elementos, inclusive a vegetação. Com isso, ele deixou transparecer as preocupações ecológicas e estéticas. A classificação de jardins históricos é inédita  e segue o mesmo conceito definido na  Carta de Florença, editada pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, e pelo Comitê Internacional de Jardins e Sítios Históricos, em 1981. 
Confira a lista dos jardins contemplados: 
Praças de Casa Forte, Euclides da Cunha, República e Jardim Campo Princesas, Derby, Salgado Filho, Faria Neves, Pinto Damaso, Entroncamento, Chora Menino, Maciel Pinheiro, Dezessete, Artur Oscar, Jardim da Capela da Jaqueira e os largos da Paz e das Cinco Pontas.


 

Praça da República, no Centro de Recife, é uma das áreas verdes contempladas - Fotos: Guga Matos / JC Imagens

















Vista aérea da Praça da República

















Paisagista viveu no Recife, onde deixou sua marca em vários projetos

Nenhum comentário:

Postar um comentário