domingo, 16 de agosto de 2015

Restauração do Casarão dos Veronese - Flores da Cunha

O Casarão dos Veronese, bem tombado estadual, será restaurado com recursos da LIC – Lei de Incentivo à Cultura estadual – e patrocínio de empresas de Flores da Cunha. A empresa Arquium Construções e Restauro, de Porto Alegre, foi a vencedora da licitação. A conclusão das obras está prevista para 2017. 
O casarão de pedra está localizado na zona rural do município, sendo representativo da arquitetura de imigração italiana na região. Foi construído em 1895 e tombado pelo patrimônio histórico estadual em 1986. Atualmente desocupado, o casarão pertence à prefeitura de Flores da Cunha e será transformado em Casa de Cultura, incluindo museu com salas temáticas da cultura local, espaços multiuso e um espaço gastronômico.
Participaram da cerimônia de lançamento das obras a diretora do IPHAE - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado, Mirian Sartori Rodrigues; o assessor técnico da Secretaria Estadual da Cultura, João Tonus; o prefeito de Flores da Cunha, Lídio Scortegagna; o Presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Antônio Pereira dos Santos, os representantes da empresa Keko Acessórios e da empresa Florense, patrocinadores do projeto cultural; descendentes da família Veronese, secretários municipais, vereadores, deputados estaduais e federais entre outras autoridades. O coral Nova Trento animou a festividade com música típica italiana.


Fonte: http://www.iphae.rs.gov.br/Main.php?do=noticiasDetalhesAc&item=57700





















Foto IPHAE 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário