terça-feira, 16 de junho de 2015

Projetos de Portugal, Espanha e Itália vencem o Prêmio Europeu de Intervenção em Patrimônio Arquitetônico 2015

Após analisar mais de 200 inscrições de 25 países e eleger 14 obras finalistas, o júri finalmente selecionou os projetos vencedores da segunda edição do Prêmio Europeu de Intervenção em Patrimônio Arquitetônico AADIPA 2015: uma residência em Portugal, uma biblioteca na Espanha e um masterplan na Itália estão entre os trabalhos premiados.
O trabalho do escritório português SAMI-arquitectos na Casa E/C e da firma espanholaParedes Pedrosa Arquitectos no projeto da Biblioteca Pública do Estado de Ceuta foi reconhecido pelo júri do prêmio internacional - organizado pelo COAC (Colegio Oficial de Arquitectos de Cataluña) e pela AADIPA (Associação de Arquitetos para a Defesa e Intervenção no Patrimônio Arquitetônico) - que busca "se consolidar como catalisador e observatório dos novos desafios trazidos pela globalização da arquitetura contemporânea na conservação e intervenção do patrimônio construído."
Veja, a seguir, os projetos vencedores.
A segunda edição do Prêmio Europeu de Intervenção em Patrimônio Arquitetônico AADIPAfoi dirigida por Ramón Calonge, Oriol Cusidó, Marc Manzano e Jordi Portal.
Categoria: Intervenção no patrimônio construído
Prêmio: Primeiro Lugar (ex aequo)
Obra: Biblioteca Pública del Estado de Ceuta
Arquitetos: Paredes Pedrosa Arquitectos (Espanha)

Do júri: "Uma intervenção capaz de valorizar o patrimônio, estabelecendo uma perfeita convivência com um programa público contemporâneo, e construir um novo lugar onde a dualidade interior-exterior se mantém no tempo."
Categoria: Intervenção no patrimônio construído
Prêmio: Primeiro Lugar (ex aequo)
Obra: Casa E/C
Arquitetos: SAMI-arquitectos (Portugal)

Do júri: "Estabelece um intenso diálogo entre momentos diferentes, reHabita (sic) uma antiga ruína com materiais que evoluem em sincronia com o tempo e reativa a condição de lugar em relação à paisagem."
Categoria: Espaços externos
Prêmio: Primeiro Lugar
Obra: Intervenção no entorno do monastério de Caaveiro
Arquitetos: Isabel Aguirre Urcola e Celestino García Braña (Espanha)

Do júri: "Intervenção que com uma economia de recursos consegue a máxima integração com o sítio. Trata-se de uma renúncia em favor da expressividade do lugar. Em um mundo globalizado, essa obra representa uma manifesto em defesa da recuperação da identidade, da memória e da natureza."
Categoria: Planejamento
Prêmio: Primeiro Lugar
Obra: Masterplan para Monza, Itália
Arquitetos: Ubistudio (Itália)

Do júri: "Fácil compreensão tanto do processo de análise como das propostas para promover novos usos e atividades através do reconhecimento de sua própria paisagem, assim como de sua capacidade de síntese que utiliza uma representação gráfica precisa e esclarecedora."
Categoria: Divulgação
Prêmio: Primeiro Lugar
Publicação: Almeida/Ciudad Rodrigo – A fortificaçao da Raia Central
Arquitetos: Fernando Cobos (Espanha) e Joâo Campos (Portugal)

Do júri: "Um trabalho merecedor do Prêmio por sua forma inovadora de enfocar o conhecimento dos sistemas territoriais e patrimoniais das fortificações da "faixa" luso-espanhola central e pela rica documentação histórica e cartográfica da análise comparativa entre as cidades de Almeida (Portugal) e Ciudad Rodrigo (Espanha)".
Mais informações sobre o prêmio aqui.
Fonte:Valencia, Nicolás. "Projetos de Portugal, Espanha e Itália vencem o Prêmio Europeu de Intervenção em Patrimônio Arquitetônico 2015" [España, Portugal e Italia, ganadores del Premio Europeo de Intervención en Patrimonio Arquitectónico 2015] 16 Jun 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Romullo Baratto) Acessado 16 Jun 2015.







Casa E/C / SAMI-arquitectos. Cortesia de AADIPA 2015







Biblioteca Pública del Estado de Ceuta / Paredes Pedrosa Arquitectos. Imagem © Roland Halbe







E/C House / SAMI-arquitectos. © Paulo Catrica








Intervenção no entorno do monastério de Caaveiro / _Isabel Aguirre Urcola e Celestino García Braña (Espanha). Imagem © Roland Halbe





Masterplan para la cidade de Monza / Ubistudio. Imagem © Roland Halbe









"Almeida/Ciudad Rodrigo: A fortificaçao da Raia Central" / Fernando Cobos (Espanha) e Joâo Campos (Portugal). Imagem © Roland Halbe

Nenhum comentário:

Postar um comentário