segunda-feira, 11 de maio de 2015

Hotel Nacional, de Niemeyer, passa por restauro no Rio de Janeiro

Considerado um dos ícones da arquitetura modernista do país, o Hotel Nacional, localizado no bairro de São Conrado, na zona sul do Rio de Janeiro, está sendo recuperado para os Jogos Olímpicos, que serão realizados em agosto de 2016.
O projeto é assinado por João Niemeyer, sobrinho de Oscar.
A reforma do edifício - tombado pelo patrimônio do município em 1998 - seguirá o projeto original. Porém, está prevista a construção no terreno de um prédio de dez andares e 30 mil metros quadrados - ainda sem uso definido.
Além da demolição de alguns dos 520 quartos para criação de novas suítes, instalação elétrica e hidráulica, acabamento e substituição dos vidros da fachada, o projeto de retrofit também recuperará obras de arte originais do hotel.
Famoso pela sofisticação e por receber importantes festivais de música e cinema, o Hotel Nacional foi inaugurado em 1972 pela Rede Horsa. Devido a problemas financeiros, foi vendido para a Interunion Capitalização, que veio à falência nos anos 1990 - levando ao seu fechamento em seguida. Desde 2009, o prédio pertence aos proprietários da HN Empreendimentos e Participações.
Hotel Nacional (Foto: Dado Galdieri / Bloomberg)

Nenhum comentário:

Postar um comentário