segunda-feira, 30 de março de 2015

“Superquadras”: uma experiência modernista

“Na esteira da industrialização, surgiram novos materiais e novas formas de se estruturar a vida nas cidades. A arquitetura e o urbanismo encamparam com entusiasmo o modernismo, criando artefatos que impactariam para sempre a história. Brasília é um exemplo vivo dessa fase e a Superquadra se consagra como uma das mais abarcantes e longevas experiências modernistas. Entretanto, a expansão da cidade vem desconsiderando a proposta e o conhecimento gerado sobre como se fazer uma cidade melhor.”
É assim que Mário Salimon apresenta seu curta-metragem “Superquadras”, lançado há pouco mais de três meses com o apoio financeiro do Fundo de Apoio à Cultuda do Distrito Federal (FAC-DF).
Através de entrevistas com renomados arquitetos e urbanistas, justapostas a imagens antigas e atuais, o filme problematiza um dos elementos mais emblemáticos do urbanismo da capital federal – e que dá nome ao próprio documentário: a Superquadra.
Fonte: Romullo Baratto. "“Superquadras”: uma experiência modernista" 30 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado30 Mar 2015.














Fonte da Imagem: CAUBR

Nenhum comentário:

Postar um comentário