sábado, 7 de março de 2015

Lanceiros Negros ganharão homenagem no bairro Auxiliadora

passagem de pedestres da rua Mata Bacelar – uma antiga demanda que mobilizou os moradores do bairro Auxiliadora, em Porto Alegre, desde o ano de 2007 – será concluída em abril.
Com o final das obras, será possível transitar caminhando entre as ruas Cândido Silveira e Xavier Ferreira. A via terá uma extensão total de 70 metros. “Com ela, conseguiremos reduzir a distância de um trajeto de 350 metros, para apenas 70 metros”, comemora o presidente da Associação de Moradores da Auxiliadora (AMA), João Volino Corrêa.
Agora, a intenção da AMA é utilizar a área para criar um grande mural em homenagem aos Lanceiros Negros, famosa tropa formada por escravos que lutaram na Revolução Farroupilha com a promessa de liberdade caso triunfassem. Eles foram massacrados em um ataque noturno no Cerro de Porongos, quando descansavam, desarmados.
“Será uma homenagem aos Lanceiros Negros e a todo o povo negro, pois na região residiam, e ainda residem, famílias de quilombolas, descendentes de quilombos. É uma forma de resgatar a importância deles para a nossa comunidade”, explica o presidente.
A obra de arte será instalada em toda a extensão do muro lateral da entrada pela Mata Bacelar, que mede 18 m x 3m. Uma equipe liderada pelos diretores de comunicação, Guto Bozzetti, e cultural, Marcos Sari, está selecionando o projeto de artistas locais. A obra deverá será doada à AMA.
ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA PREOCUPA
Mesmo com a obra em andamento, a AMA teme pelo futuro da passagem de pedestres já que o atual gravame da área permite que ela seja transformada em uma rua transitável por veículos.
“A passagem está em execução depois de 8 anos de batalha comunitária para conseguir a negociação da contrapartida privada. Agora precisamos nos precaver caso as construtoras pressionem o executivo, para isso queremos a mudança do gravame”, revela o presidente.
O assunto foi tratado em uma reunião com o presidente da Câmara de Porto Alegre, Mauro Pinheiro (PT), na última quinta-feira (05). O chefe do Legislativo foi receptivo à demanda, que precisaria passar pelo plenário da Casa para ser efetivada. “Vamos analisar o caso para ver a forma mais adequada de encaminhar o pedido”, prometeu.
Volino sublinha que não existem praças no bairro Auxiliadora, e o espaço é, portanto, uma conquista dos moradores. “Queremos preservar a área como um local de convívio e lazer para a comunidade”, assevera.
Com informações da Câmara Municipal de Porto Alegre






Nenhum comentário:

Postar um comentário