quarta-feira, 18 de março de 2015

Cais Estelita deve ser tombado como patrimônio cultural do país

Em meio a polêmicas, o Ministério Público Federal recomendou o tombamento do pátio ferroviário das Cinco Pontas, no cais José Estelita, região central do Recife. Caso seja favorável, a decisão poderá inviabilizar os projetos do consórcio Novo Recife, que pretende construir um complexo multiuso com 13 edifícios de 12 a 38 pavimentos no local.
Agora, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) está avaliando a inclusão da área da ferrovia na lista de patrimônios culturais ferroviários do Brasil. A entidade também estuda estender o tombamento para os terrenos do entorno, que abrigam galpões e antigas estações.
Em maio de 2014, o Iphan já havia embargado administrativamente a demolição do cais por cinco dias.“O entendimento do Ministério também é que a área ainda está no perímetro do patrimônio histórico e não pode ser demolida", afirmou na ocasião.
A nulidade do leilão e a ausência de um plano urbanístico exigido por lei são algumas das principais críticas direcionadas ao projeto, ao lado da violação das licenças do DNIT, Iphan e ANTT, bem como a falta de um estudo de impacto ambiental e de vizinhança.
Publicada originalmente em ARCOweb em 17 de Março de 2015
Fonte da Imagem: do site

Nenhum comentário:

Postar um comentário