terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Após restauro, primeiro arranha-céu de SP reabre em 2015

Após sofrer atrasos nas obras de restauro, o edifício Sampaio Moreira deve ser reaberto ainda em 2015, de acordo com a prefeitura de São Paulo. Inaugurada em 1924, a construção é considerada um marco no processo de verticalização da capital paulista, iniciado na região central.
Com 54 metros de altura, o prédio comercial foi o primeiro arranha-céu da cidade, mantendo o título de mais alto por cinco anos, até a construção do Edifício Martinelli, também no centro. Agora, com a conclusão da reforma, o Sampaio Moreira passará a abrigar a Secretaria Municipal da Cultura.
As obras, iniciadas em 2012, englobam a implantação de escadas de incêndio, um auditório e passarelas de aço que ligarão os dois blocos que compõem o conjunto. Nos interiores, janelas de madeira e elevadores estão sendo restaurados, enquanto paredes excedentes serão demolidas para criação de espaços amplos. A rede de sistemas de dados, fiação elétrica, ar condicionados e forros também passam por alterações.
Antes ocupado pelo escritório do arquiteto Christiano Stockler das Neves, o quinto andar terá todas as características originais mantidas para a criação de um memorial. A reinauguração do edifício faz parte do projeto da prefeitura para revitalização do centro de São Paulo.
Originalmente orçado em 14 milhões de reais, o custo da obra subiu para 20 milhões em dezembro de 2014.
Publicada originalmente em ARCOweb em 20 de Janeiro de 2015
Foto: reprodução / Mark HillaryFoto: reprodução / Prefeitura de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário