sábado, 27 de dezembro de 2014

São João del Rei tem presépio em movimento tombado pelo patrimônio

Tombado pelo patrimônio histórico de São João del Rei, no Campo das Vertentes, o Presépio da Muxinga retrata parte da história do Natal com peças e bonecos em movimento. A obra tem 85 anos. Além de elementos do Natal, como o Papai Noel, há uma igreja com sinos que tocam, pastores, moinhos de vento, pescadores, serradores, mulheres passadeiras e amoladores de tesoura.
O amor pelo Natal motivou a criação da obra, que começou a ser construída em 1929 pelos irmãos Teixeira e só ficou pronta 46 anos depois. Mais de 20 peças que formam uma espécie de cidade. Debaixo da estrutura, está um sistema de roldanas e fios encerados que possibilitam os movimentos.
A primeira peça a ser construída foi a Igreja Matriz do Pilar de São João del Rei. Depois foram criados o menino Jesus, reis magos, o anjo, Maria, José e o restante do presépio.
O Presépio da Muxinga representa o espírito natalino presente na cidade de tradição católica. “Ele me faz lembrar do meu pai, meus tios, que viveram vários anos cuidando do presépio. Para mim é uma satisfação estar aqui e ver a obra como está”, disse Maria Aparecida Teixeira, que revelou ainda que a obra é um orgulho para a família, que faz questão de manter vivo o espírito de Natal.
Há 15 anos, o operador de peças Rogério Andrade é quem cuida da estrutura. “É um grande orgulho. Eu acompanhava meus pais que antigamente me levavam para ver o presépio. Tenho lembranças de criança e, por coincidência, eu agora trabalho com o presépio”, afirmou.
O presépio está exposto na Praça Professor Batista de Souza, 59, no Centro e pode ser visitado aos sábados, domingos e feriados, das 14h30 às 17h.







Presépio da Muxinga existe há 85 anos em São João del Rei (Foto: Reprodução/TV Integração)

Nenhum comentário:

Postar um comentário