quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Lançamento de publicação sobre palácios de Brasília acontece hoje na capital

Como parte das homenagens que celebram o nascimento de Oscar Niemeyer e o Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista, a Câmara dos Deputados lança o livro Os palácios originais de Brasília, de autoria do servidor e arquiteto Elcio Gomes da Silva.
A obra é  resultado  da tese de doutorado feita pelo autor. Elcio fez um meticuloso estudo  sobre os primeiros palácios construídos para a inauguração de Brasília e a transferência da capital na década de 60. A pesquisa contou  com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Motivada pela necessidade de preservação do patrimônio, a tarefa teve por base o estudo dos registros de arquitetura e de engenharia estrutural, elaborados na época, para identificar nas obras construídas o conjunto de valores declarados pelos autores de projetos.
Ao longo de mais de 400 páginas, o livro descreve as diversas etapas do processo de criação dos Palácios da Alvorada, do Congresso Nacional, do Planalto e do Supremo Tribunal Federal. Fartamente ilustrado com fotografias de maquetes e desenhos originais de Oscar Niemeyer e de Joaquim Cardozo, produzidos entre 1956 e 1960, também apresenta desenhos especialmente elaborados para a publicação.
Serviço
Data: 15 de dezembro 
Hora: 17h
Local: Salão Nobre da Câmara dos Deputados, Palácio do Congresso Nacional, Edifício Principal
Brasília-DF
 Acesso pela rampa principal ou pelo Salão Branco (Chapelaria) do Congresso Nacional
Estacionamento estará disponível nas vias de próximas a estes espaços.




Nenhum comentário:

Postar um comentário