quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Instituto vai atuar na preservação dos patrimônios históricos em Petrolina

Com o intuito de valorizar o patrimônio histórico, ambiental e humano da região, foi inaugurado o Instituto Arqueológico, Histórico e Ambiental de Petrolina (IAHAP), no Sertão pernambucano. Fazem parte do projeto Arqueólogos, Arquitetos, Historiadores, Geógrafos, Escritores, Jornalistas e Ecólogos.
São 40 profissionais e membros responsáveis pela atuação da instituição. As principais atividades que serão realizadas pelo instituto é a realização do cadastro dos sítios arqueológicos e históricos da região do sertão do São Francisco, a criação de um plano editorial para os historiadores da região, a realização de intercâmbios culturais e captações de recursos para restaurações, revitalizações e preservações. Além de fundar um colegiado de intelectuais e técnicos para interagir com as universidades e desenvolver a cultura da região.
A instituição é uma extensão do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP) sem fins lucrativos, que trabalha com a conservação do patrimônio histórico, além de estudar e divulgar a história de Estado.
O instituto foi inaugurado no dia 5 de dezembro em um hotel da cidade. Além da cerimônia foi realizada uma palestra com o arquiteto José Luís da Mota, presidente do Instituto Arqueológico em Pernambuco. A instalação da sede em Petrolina acontecerá em fevereiro de 2015 e funciona temporariamente na Rua Dr. Júlio de Melo, 102, centro da cidade.







Algumas construções estão deterioradas na
Petrolina Antiga (Foto: Reprodução/TV Grande Rio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário