sábado, 11 de outubro de 2014

Sede do governo de MT é tombada como patrimônio histórico e cultural

O palácio Paiaguás, sede do governo do estado, e o mural externo 'Bovinocultura', foram tombados como patrimônio histórico, artístico e cultural de Mato Grosso. Localizado no Centro Político Administrativo de Cuiabá, o prédio começou a ser construído em 1973, durante a gestão do então governador José Fragelli, e foi entregue em 1975, ano em que José Garcia Neto assumiu o posto de chefe do Executivo estadual. O mural, obra do artista plástico Humberto Espíndola, é do ano de 1974.
Segundo a Secretaria de Cultura do estado (SEC), a proposta de tombamento foi feita pelo chefe da Casa Civil do estado, Pedro Nadaf, no primeiro semestre deste ano. O G1 tentou falar com Nadaf, mas até a publicação desta matéria, não obteve retorno.
A portaria, com data de 6 de outubro de 2014 e assinada pelo secretário de Cultura de Mato Grosso, Fabiano Prates, foi publicada no Diário Oficial que circula nesta quarta-feira (8). Uma das justificativas seria a importância do prédio e da obra para a história político-social do estado, conforme concluiu estudo da Coordenadoria de Preservação do Patrimônio Histórico Cultural realizado durante o processo de tombamento.
O palácio foi erguido numa área de 2.200 hectares doada pela prefeitura de Cuiabá, e tem três unidades integradas num sistema modular aberto, articulado por meio de estruturas predefinidas encaixadas umas às outras.
O prédio tem três pisos e escadas de concreto na parte externa do prédio, além de uma praça quadrada, que funciona como um hall público. O mural 'Bovinocultura' fica na área interna da praça e na lateral do prédio. Pintada nas cores azul, amarelo, branco e preto, a obra representa o boi, um dos símbolos da economia do estado. 
Com o tombamento, os bens passam a ter proteção especial do poder público estadual.
Antes da construção do palácio Paiaguás, a sede do governo do estado ficava no Palácio Alencastro, no centro da capital.









Palácio Paiaguás e mural 'Bovinocultura', em Cuiabá, foram tombados como patrimônio do estado (Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário