terça-feira, 28 de outubro de 2014

Obra no Museu das Bandeiras é concluída pelo Iphan

Na próxima quarta-feira, 29 de outubro, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) entrega ao Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) a conclusão da obra de conservação do Museu das Bandeiras, localizado na Cidade de Goiás. Os trabalhos foram realizados pela empresa Marson Engenharia, contratada pelo valor de R$ 798.750,92, e tiveram a duração de nove meses.
Antes de o Museu das Bandeiras ser reaberto à visitação do público, no entanto, o IBRAM cuidará ainda de sua revisão expográfica. Já o Iphan foi o responsável por sanar problemas diagnosticados no edifício, garantindo a continuidade de seu uso como museu e as adequadas condições para a guarda do acervo e atendimento ao público. Entre os serviços realizados estão a execução de ações emergenciais (cobertura e drenagem), essenciais (estabilização e revisão estrutural, revisão das instalações, adequação das instalações de detecção e combate ao incêndio, substituição de reboco e repintura) e, ainda, serviços estratégicos como a elaboração de projetos executivos de restauração.
O Museu das Bandeiras é localizado no Largo do Chafariz, na Praça Brasil Ramos Caiado, na Cidade de Goiás, no edifício que antes sediava a Casa de Câmara e Cadeia local. A tipologia desse tipo de construção é normalmente semelhante, com dois pavimentos (sendo o inferior para a cadeia e o superior para a câmara) e torre central para o sino. O projeto do exemplar vilaboense foi mandado pela corte portuguesa especialmente para esse fim, e é considerado um dos mais imponentes do Estado.
Construída em 1766, a Casa de Câmara e Cadeia é símbolo da formação do núcleo urbano na antiga Vila Boa de Goyaz e foi tombada pelo Iphan ainda em 1951, como exemplo da arquitetura civil portuguesa. Três anos depois, foi instalado ali o Museu das Bandeiras e, em 2009, com a criação do IBRAM, o edifício passou para responsabilidade da nova autarquia. A obra de conservação é mais uma parceria dos dois institutos, assim como ocorre com a obra que se iniciará no próximo mês no Museu de Arte Sacra, também situado na antiga capital goiana.
Outras informações:
IPHAN em Goiás
Telefones: (62) 3224-6402/3224-1310 
Assessoria de Comunicação: Déborah Gouthier 
Fonte: Ascom-IphanGO

http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=18668&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia


















Em parceria com o IBRAM, foram realizados serviços de conservação na antiga Casa de Câmara e Cadeia, da Cidade de Goiás

Nenhum comentário:

Postar um comentário