quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Fortes da época da Guerra do Paraguai são tombados em MS

Estruturas militares ficam localizadas na região do Pantanal do estado. Medida administrativa tem o objetivo de preservar as estruturas históricas.

Na região do Pantanal de Mato Grosso do Sul, dois fortes erguidos na época da Guerra do Paraguai, que mantêm até hoje a arquitetura original, foram tombados pelo Patrimônio Histórico e agora são protegidos por lei.
O Forte Junqueira, na margem direita do rio, ainda dez intactos os dez canhões instalados para fazer a defesa da região. A estrutura é uma das cinco fortificações erguidas após o conflito por que os militares consideravam a região  desprotegida e suscetível a novas invasões.
Também foi considerado patrimônio nacional a Base Naval em Ladário. Trata-se do único complexo da Marinha em Mato Grosso do Sul. O portal que dá acesso à base mantém o mesmo formato desde mil oitocentos e setenta e três, assim como os 15 canhões, intactos, localizados na muralha da edificação na mesma posição da época em que foram instalados.
O tombamento, realizado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, é um ato administrativo para preservar bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também afetivo da população, impedindo assim a destruição ou descaracterização das estruturas.







Fonte: do site

Nenhum comentário:

Postar um comentário