quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Igreja em Santa Catarina é tombada pelo IPHAN

A Igreja São Judas Tadeu, localizada no município de Vargem (SC) recebeu tombamento definitivo nesta quinta-feira, dia 11 de setembro. A decisão é do Conselho Consultivo do Patrimônio, reunido na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em Brasília.
Juntamente com propriedades rurais, casas, ranchos, hortas, pomares, jardins, dialetos, culinária, festividades e tradições agrícolas, que resultam em algumas das mais belas paisagens brasileiras, a igreja é parte integrante desse roteiro que retrata o testemunho do processo de imigração de cidadãos de origem alemã, italiana, polonesa e ucraniana, ocorrida desde meados do século XIX e com características marcantes de esmerados conglomerados rurais e conjuntos urbanos. 

Roteiros Nacionais de Imigração
O projeto Roteiros Nacionais de Imigração foi lançado em 2007 com assinatura de Acordo de Cooperação entre IPHAN, ministérios da Cultura, Turismo e Desenvolvimento Agrário, Governo do Estado de Santa Catarina, Sebrae (SC) e 16 prefeituras municipais. No mesmo ano, em uma primeira etapa de tombamentos, 50 bens foram protegidos pelo IPHAN e, em 2007, outros 13 bens. A igreja completará este projeto que totalizará 64 tombamentos.

Pautas 
A 76ª reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio também aprovou o registro do Carimbó paraense como patrimônio cultural do Brasil, manifestação que expressa aspectos artísticos, cultural, ambiental, social e histórico da região amazônica. Outra pauta é o tombamento de seis fortificações construídas entre os séculos XVII e XX, localizadas nos municípios de Óbido, Pará; Rosário, no Maranhão; Bonfim, em Roraima, Corumbá e Ladário, no Mato Grosso do Sul, além de uma série de canhões associados a eles, ganharão o título de patrimônio cultural do Brasil.

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural
O Conselho que avalia os processos de tombamento e registro é formado por especialistas de diversas áreas, como cultura, turismo, arquitetura e arqueologia. Ao todo, são 23 conselheiros, que representam o Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB, o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios - Icomos, a Sociedade de Arqueologia Brasileira – SAB, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama, o Ministério da Educação, o Ministério das Cidades, o Ministério do Turismo, o Instituto Brasileiro dos Museus – Ibram, a Associação Brasileira de Antropologia – ABA, e mais 13 representantes da sociedade civil, com especial conhecimento nos campos de atuação do IPHAN.

Serviço
76ª Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural
Dia: 11 de setembro de 2014
Horário: 9h às 18h
Local: Sede do IPHAN
SEPS 713/913 Bloco D – Ed IPHAN – Asa Sul - Brasília – DF

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação IPHAN 
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
Isadora Fonseca – isadora.fonseca@iphan.gov.br  
Mécia Menescal - meciamenescal@iphan.gov.br
(61) 2024-5476 / 2024-5479/ 9381-7543
Fonte: Ascom-IPHAN

Fonte: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=18596&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia


Nenhum comentário:

Postar um comentário