quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Cooperação internacional valoriza paisagem do parque histórico das Missões

Nos próximos três anos, o Parque Histórico Nacional das Missões, no Rio Grande do Sul, receberá investimentos de R$ 3,7 milhões. Os recursos, provenientes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) por meio do projeto de cooperação internacional sobre Valorização da Paisagem Cultural e do Parque Histórico Nacional das Missões Jesuíticas dos Guaranis, serão destinados a novas pesquisas, estudos, análises e o desenvolvimento de instrumentos que visam a valorizar a paisagem missioneira, bem como a instalação efetiva do Parque. 
O projeto será lançado no próximo dia 18 de agosto, em São Miguel das Missões (RS) com a participação da presidenta do IPHAN, Jurema Machado, representantes do Ministério da Cultura, Ministério das Relações Exteriores, da Agência Brasileira de Cooperação, do governo estadual, de Organizações não governamentais locais, da UNESCO e do Instituto Andaluz de Patrimônio Histórico, além de técnicos do IPHAN. O projeto conta com o apoio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e prevê cooperação técnica entre o governo brasileiro e a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) no Brasil, além do Instituto Andaluz de Patrimônio Histórico.
Nos dias 19 e 20 de agosto ocorrerão reuniões das instâncias de governança para o estabelecimento de uma programação de execução ainda para este ano e a realização de visitas aos sítios missioneiros. Em 21 e 22 de agosto, será realizada capacitação específica com a UNESCO para a equipe que vai ficar responsável pela execução administrativa do projeto.
Na ocasião do lançamento, serão instaladas as instâncias de governança no âmbito da Coordenação Nacional do Projeto. Passarão a funcionar um comitê gestor, uma comissão executiva e um grupo assessor para o desenvolvimento dos trabalhos. O objetivo é destacar o valor do parque como Patrimônio Nacional e da Humanidade promovendo a diversidade sociocultural e ambiental.
As Missões Jesuíticas
O território das Missões Jesuíticas dos Guaranis no Brasil se caracteriza por possuir uma paisagem cultural de altos valores patrimoniais e ambientais, abrangendo 26 municípios do noroeste do Rio Grande do Sul. As transformações ocorridas nesses sítios missioneiros ao longo de mais de dois séculos, apresentam nos dias atuais situações distintas que podem ser caracterizadas desde aquelas onde se encontram estruturas expressivas, vestígios arqueológicos dispersos, até sítios sobre os quais se desenvolveram novas cidades.
Para a sua instalação, o Parque deverá tomar como base os sítios arqueológicos missioneiros de São Miguel Arcanjo, localizado em São Miguel das Missões; de São Lourenço Mártir, no município de São Luiz Gonzaga; de São Nicolau; e o sítio de São João Batista, situado em Entre-Ijuís.
O Parque Histórico Nacional das Missões foi criado em 7 de maio de 2009 por meio do decreto nº 6.844. 
O projeto é um desdobramento das iniciativas realizadas, desde 2004, em cooperação com o Instituto Andaluz de Patrimônio Histórico, quando se buscou desenvolver estudos para um guia da paisagem das Missões.
Serviço:
Lançamento do projeto “Valorização da Paisagem Cultural e do Parque Histórico Nacional das Missões Jesuíticas dos Guaranis”
Data: 
18 a 20 de agosto de 2014
Local: Tenondé Park Hotel - São Miguel das Missões, RS
Fonte: Assessoria de Relações Internacionais – ARIN



Nenhum comentário:

Postar um comentário