segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Centro da Catedral St. James / architectsAlliance


Arquitetos: architectsAlliance
Localização: 65 King Street East, Toronto, ON M5C 1G3, Canadá
Arquiteto Responsável: Peter Clewes
Associado: Heather Rolleston
Arquiteto Do Projeto: Robert Cadeau
Equipe De Projeto: Masoud Mahboubullah, Javier Viteri
Área: 2355.0 m²
Ano Do Projeto: 2012
Fotografias: Tom Arban
Arquitetos De Patrimônio: ERA Architects Inc


Engenheiro Estrutural: Blackwell Bowick
Instalação Mecânica/Elétrica: Lam & Associates Ltd
Luminotécnico: Lynch Commiso Architects Ltd
Revestimento: Coffey Geotechnics Inc. 
Paisagismo: NAK Design Strategies
Arqueologia: Archaeological Services Inc.
Cozinha: LTD Consulting Group
Cliente: Rob Saffrey, Diretor de Finanças da Igreja Catedral de Ingreja Anglicana St. James do Canadá


Do arquiteto. O novo Centro da Catedral de St. James está nos arredores da Catedral. Esta é a sede administrativa para a Diocese da Igreja Anglicana de Toronto, descrita pelo jornalista Christopher Hume como "uma maravilha de simplicidade e beleza cristalina", o projeto permitiu a Diocese a embarcar no terceiro século de cuidados pastorais e espirituais no centro de Toronto.
Elementos arquitetônicos contemporâneos e de patrimônio são integrados de maneira orgânica através de uma interpretação contemporânea dos princípios da forma construída e organização espacial que regem a Catedral de 1854. As reformas estratégicas nos interiores criaram espaços mais eficientes e flexíveis, que abrigam um salão de reuniões públicas, salas de sensibilização da comunidade, os Arquivos Diocesanos e a Biblioteca, escritórios administrativos e apartamentos residenciais para o clérigo e visitantes.
O caminho ajardinado entre o Centro e a parcela norte da Catedral conecta os edifícios e cria um espaço aberto contemplativo entre a agitação da Church Street e o arborizado St. James Park. Durante a noite, o Centro iluminado se torna transparente, derramando luz para a praça e o Parque - uma bela metáfora para a Catedral como um farol na comunidade.
A Catedral de St. James é o centro de adoração da Diocese Anglicana de Toronto. A primeira igreja no local foi construída em 1807, e serviu como um hospital durante a Guerra de 1812. A catedral atual, projetado em estilo neogótico por Frederick William Cumberland, foi inaugurada em 1853. É um património designado e um marco duradouro no bairro de St. Lawrence de Toronto.
A Casa Paroquial da Catedral, que abriga programas de administração e de sensibilização da Diocese, foi construído em 1910 a partir de projeto de Darling & Pearson Architects, e ampliado em 1958 por Mathers & Haldenby Architects. Em 2000, a unidade tinha manifestado problemas estruturais e de manutenção urgentes. A Diocese encomendou ao arquiteto uma expansão e adição nos programas de restauração para abordar estas questões, além de configurar espaços para o aumento da demanda em seus programas de sensibilização. Posteriormente, o programa cresceu para incluir sede para o Deão da Catedral, acomodações para o clero e os pesquisadores visitantes e os Arquivos Diocesanos. O tecido histórico da Casa foi mantido, e três níveis de novas construções foi atado a ele. O renomeado Centro da Catedral de St. James foi inaugurado em maio de 2012.
Apesar da aparência decididamente moderna, o Centro realiza sintonia com a Igreja, oferecendo uma interpretação contemporânea dos princípios da forma construída e organização espacial que informam a estrutura do patrimônio. A luz característica e os arejados interiores da arquitetura neo-gótica encontram expressão moderna do anexo altamente transparente, o que conduz a luz do dia no núcleo da Casa Paroquial renovada e ampliada.
O novo anexo é revestido de uma camada de vidro com nervuras horizontais apoiadas sobre uma estrutura de aço inoxidável. As colunas de aço estrutural que suportam o novo edifício está afastado da parede de vidro, o que lhes permite ser interpretado como mais um elemento de projeto. A nova estrutura, contrasta com a solidez e a massa da Catedral. No entanto, a experimentação do arquiteto com luz e estrutura aparente é claramente influenciada pelos montantes e contrafortes da catedral gótica.


"Centro da Catedral St. James / architectsAlliance" [St. James Cathedral Centre / architectsAlliance] 11 Jul 2014. ArchDaily. Accessed 18 Ago 2014.





















© Tom Arban

Nenhum comentário:

Postar um comentário