sábado, 16 de agosto de 2014

Autoridades debaterão Parque Histórico das Missões

Iphan vai investir R$ 3,7 milhões na valorização do patrimônio cultural

O município de São Miguel das Missões sediará nesta segunda-feira o lançamento do projeto de Valorização da Paisagem Cultural e do Parque Histórico Nacional das Missões Jesuíticas dos Guaranis. A cargo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o ato faz parte de reunião de instalação das instâncias de governança do plano, envolvendo ainda os ministérios da Cultura e das Relações Exteriores, o governo do Rio Grande do Sul, a Unesco, o Instituto Andaluz de Patrimônio Histórico, na Espanha, e as prefeituras da Região das Missões. Até a próxima sexta-feira, na cidade, autoridades da cultura e do turismo vão debater o assunto. A presidente do Iphan, Jurema Machado, fará a instalação da coordenação nacional do projeto. 

A execução do plano tem duração prevista de 36 meses, com investimento de R$ 3,7 milhões. O objetivo é promover o conhecimento da paisagem cultural e propiciar o desenvolvimento de instrumentos de gestão que auxiliem no processo de instalação efetiva do Parque Histórico Nacional das Missões, criado em 2009. O território das Missões Jesuíticas dos Guaranis no Brasil se caracteriza por uma paisagem cultural de altos valores patrimoniais e ambientais, abrangendo 26 municípios. Segundo o Iphan, as transformações ocorridas nesses sítios ao longo de dois séculos apresentam atualmente situações distintas, que podem ser caracterizadas desde estruturas expressivas, vestígios arqueológicos dispersos até pontos onde se desenvolveram novas cidades. 
Conforme a secretária de Turismo de São Miguel das Missões, Izabel Cristina Ribas, o objetivo é promover a capacidade de gestão do território, incluindo o Sítio de São Miguel Arcanjo Patrimônio Cultural da Humanidade para contribuir com a valorização do bem e com o desenvolvimento sustentável local e regional. Segundo o Iphan, para a instalação, o parque deverá tomar como base também os sítios arqueológicos de São Lourenço Mártir, em São Luiz Gonzaga; de São Nicolau; e de São João Batista, situado em Entre-Ijuís.

Fonte: http://www2.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=533355






















Ruínas de São Miguel estão entre os bens abrangidos pela iniciativa  Crédito: Fernando Gomes / Especial / CP

Nenhum comentário:

Postar um comentário