sábado, 26 de julho de 2014

Em Macapá, casas em madeira podem virar patrimônio histórico

Grupo estuda arquitetura de imóveis construídos entre 1940 e 1980.
Projeto 'Casas de Madeira' integra o grupo Memórias Urbanas.


John Pacheco
Do G1 AP
Casas construídas em madeira no Centro de Macapá estão sendo catalogadas e estudadas por professores, historiadores e arquitetos que buscam o potencial histórico dessas construções noAmapá. A pesquisa integra o projeto 'Casas de Madeira', do grupo de pesquisa Memórias Urbanas, vinculado a Universidade Federal do Amapá (Unifap). A ideia é classificar os imóveis como patrimônio histórico da cidade.
A professora e arquiteta Eloane Cantuária destacou que as casas em madeira erguidas no Centro da capital apresentam características de construções das décadas de 1940 a 1980. “A tipologia dessas casas tem pequenos pátios e também assoalho. O tipo de cerca das residências é baixo e também de madeira. Em alguns locais já levantados, os proprietários construíram o muro em alvenaria, mas preservaram a estrutura original”, observou.
Segundo ela, a finalidade do projeto é criar um inventário com o número de casas da tipologia no Centro urbano, para classificação como patrimônio histórico. “Em conversas iniciais com moradores dessas casas, eles relatam que todas foram herdadas de avós ou parentes mais velhos”, contou.
A construção de casas em madeira em Macapá ainda é comum na periferia. Os pequenos imóveis são erguidos em áreas alagadas. O estudo, porém, não busca esse tipo de construção, mas, sim, casas que estão ameaçadas de desaparecer dos centros urbanos.
“A construção em áreas de ressaca vai continuar por muitos anos, seja por motivos econômicos, estruturais e sociais. Mas as casas que fazem parte do levantamento estão em locais que correm risco de ceder espaço para residenciais e prédios comerciais, por isso a importância em preservá-las”, falou.   
O levantamento já identificou casas em madeira em ruas do comércio, como nas avenidas Mendonça Júnior e Mendonça Furtado, e áreas residenciais, nas ruas General Rondon e Eliezer Levy. Após a realização do inventário, o estudo pretende manter originalmente a estrutura das casas no Centro.







Casa em madeira na Av. Mendonça Júnior, em Macapá (Foto: John Pacheco/G1)







Casa de madeira com muro em alvenaria no Centro de Macapá (Foto: John Pacheco/G1)







Projeto faz levantamento de casas antigas em Macapá (Foto: John Pacheco/G1)







Estudo pretende manter arquitetura original de construções (Foto: John Pacheco/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário