sexta-feira, 27 de junho de 2014

Vinte e seis novos bens são adicionados à Lista de Patrimônio Mundial na reunião de Doha

As inscrições do milésimo sitio e do primeiro bem de Myanmar na Lista de Patrimônio Mundial estiveram entre os destaques da 38a reunião do Comitê do Patrimônio Mundial, que se encerrou hoje em Doha (Qatar). Durante esse encontro de dez dias, o Comitê adicionou um total de 26 novos sítios à Lista e elevou o número de sítios do Patrimônio Mundial a 1007, em 161 países.

A sessão, presidida pela sheikha Al Mayassa Bint Hamad Bin Khalifa Al Thani, foi aberta com o pronunciamento do primeiro-ministro do Qatar, Abdullah bin Nasser bin Khalifa Al Thani, que anunciou uma doação de 10 milhões dólares para um novo fundo para proteção dos sítios do Patrimônio Mundial afetados por conflitos ou desastres naturais.
A milésima inscrição na Lista foi o Delta do Okavango, em Botsuana. Outros novos sítios naturais são: Colinas de Stevns (Dinamarca), Parque Nacional do Grande Himalaia (Índia) e o Santuário de Vida Selvagem no Monte Hamiguitan (Filipinas).
Os novos sítios culturais são: Qhapaq Nan, Sistema Viário Andino (Argentina, Estado Plurinacional da Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru), Grande Canal (China), Assentamentos de Clãs Pré-colombianos com Esferas de Pedra dos Diquís (Costa Rica), Caverna Decorada de Pont d’Arc, conhecida como Grotte Chauvet-Pont d’Arc, Ardèche (França), Westwerk Carolíngea e Civitas Corvey (Alemanha), Rani-ki-Vav (Poço da Rainha) em Patan, Gujarat (Índia), Sharhr-I Sokhta (Irã), Cidadela Erbil (Iraque), Cavernas de Maresha e Bet-Guvrin na Baixa Judeia como um Microcosmo da Terra e das Cavernas (Israel), Paisagem dos Vinhedos de Piemonte (Itália), Moinho de Seda Tomioka e Sítios Relacionados (Japão), Rota da Seda: Seção Inicial da Rota da Seda, a Rede das Rotas do Corredor Tian-shan (Quirguistão, China e Cazaquistão), Cidades Antigas Pyu (Myanmar), Indústria Van Nellefabriek (Países Baixos), Fortaleza Namhansanseong (Coreia do Sul), Complexo Histórico e Arqueológico de Bolgar (Rússia), Área Histórica de Jeddah, o Portão para Makkah (Arábia Saudita); Bursa e Cumalikizik: o Nascimento do Império Otomano (Turquia), Pérgamo e sua Paisagem Cultural Multicamada (Turquia), Mudanças na Paisagem de Poverty Point (Estados Unidos).
O novo sítio misto é: Complexo Paisagístico Trang An (Vietnã).
Ao longo desses dias, o Comitê também adicionou três sítios à Lista do Patrimônio Mundial em Perigo e removeu um sítio dessa Lista. Os sítios inscritos são: Terra de Oliveiras e Vinhedos – Paisagem Cultural do Sul de Jerusalém, Battir, (Palestina); Cidade de Potosí (Estado Plurinacional da Bolívia) e Reserva de Caça Selous (República Unida da Tanzânia). Os bens removidos da Lista de Patrimônio Mundial em Perigo foram as Ruínas de Kilwa Kisiwani e as Ruínas de Songo Mnara (República Unida da Tanzânia). 
Além disso, foram aprovadas extensões para quatro bens que já estavam incluídos na Lista. São eles: Carste da China (Fase II) [Extensão do “Carste do Sul da China”] (China); Mar Frísio [Extensão do “Mar Frísio” (Alemanha/Países Baixos)] (Dinamarca e Alemanha); Floresta Bialowieza [extensão e renomeação do “Parque Belovezhskaya/Floresta Białowieża” (Bielorússia e Polônia); Antiga Cidade Maia e Florestas Tropicais Protegidas de Calakmul, Campeche (México).
A 39a sessão do Comitê ocorrerá em Bonn, na Alemanha, entre 28 de junho e 8 de julho, em 2015. 
                                                       ****

Fonte: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/twenty_six_new_properties_added_to_world_heritage_list_at_doha_meeting/#.U63C2yhB6IB 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

© Çakabey Private SchoolsPergamon and its Multi-Layered Cultural Landscape (Turkey) 

 

Reel - Qhapaq Ñan / Sistema Vial Andino en la Lista de Patrimonio Mundial de la UNESCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário