quinta-feira, 26 de junho de 2014

Esferas pré-colombianas da Costa Rica tornam-se patrimônio da Unesco

Sítio é considerado 'testemunha da história' e por isso foi tombado.
Área tem túmulos e esferas de pedra com 0,7 m a 2,57 m de diâmetro.

O Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco inscreveu nesta segunda-feira (24) em sua lista o sítio Cacicales Pré-colombianos com as Esferas de Pedras de Diquis, sul da Costa Rica, anunciou a agência da ONU.
"Este sítio abrange quatro zonas de vestígios arqueológicos localizadas no delta do rio Diquis, que são consideradas testemunhas excepcionais dos complexos sistemas sociais, econômicos e políticos imperante no período compreendido entre os anos 500 e 1.500 de nossa era", afirmou a Unesco.
O espaço declarado Patrimônio Mundial "compreende túmulos, áreas pavimentadas e, em particular, toda uma série de esferas de pedra de 0,7 a 2,57 metros de diâmetro, cuja fabricação, utilização e significado continuam sendo em grande parte um mistério de nossos dias", acrescenta o texto.
O Comitê de Patrimônio Mundial, reunido em Doha, também inscreveu nesta segunda-feira outros sítios na lista da Unesco.
São eles: o conjunto histórico e arqueológico de Bolgar (Rússia), o complexo paisagístico de Trang An (Vietnã), o Grande Parque Nacional do Himalaia (Índia), o Santuário de fauna e flora salvagem da cadeia de montanhas Hamiguitan (Filipinas), os penhascos de Stevns Klint (Dinamarca).
Com estas inscrições, o número de sítios na Lista do Patrimônio Mundial agora é de 1010, precisou a Unesco.


















Esfera de sítio arqueológico na Costa Rica (Foto: Reprodução/Unesco/Museo Nacional de Costa Rica/Juan Julio Rojas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário