quarta-feira, 18 de junho de 2014

Bahia lança concurso para revitalizar favelas de Salvador

Projeto piloto será implementado na comunidade Baixinha de Santo Antônio

O governo da Bahia, em parceria com o departamento regional do IAB, acaba de lançar o “Concurso Público Nacional de Ideias para Solução Estrutural de Arquitetura e Urbanismo para Assentamentos Subnormais”, que pretende revitalizar favelas e áreas de risco em Salvador e na região metropolitana.
A ser premiado com 150 mil reais, o plano urbanístico vencedor será implementado inicialmente na comunidade Baixinha de São Gonçalo com o objetivo de se tornar um projeto piloto com futura aplicação em outros distritos, promovendo a melhoria das condições físicas, econômicas e sociais da população.
As propostas serão avaliadas pela comissão julgadora de acordo com critérios como mobilidade, uso dos equipamentos públicos e comunitários, infraestrutura, habitação, meio ambiente, e promoção e gestão social.
Inscrições poderão ser realizadas até o dia 6 de agosto pelo site oficial do concurso. Após consultas e visitas guiadas facultativas, os interessados devem enviar as propostas em nível preliminar até às 18h do dia 12 de agosto. Respectivamente, o segundo e terceiro colocados receberão prêmios de 80 e 50 mil reais.
“Deve-se conceber e planejar uma solução estrutural urbanística em favelas criando as condições físicas para a transformação, no mesmo local e com as mesmas famílias, em bairros populares dignos. O desafio, urbanístico, social e econômico – principalmente da estruturação do projeto – é imenso e talvez, pela magnitude, seja um esforço de mais de uma geração”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Manuel Ribeiro.

Veja o site oficial do concurso: http://concursos.arqs.com.br/concursobaixinha/
Publicada originalmente em ARCOweb em 18 de Junho de 2014

Fonte: http://arcoweb.com.br/noticias/noticias/bahia-concurso-revitalizar-favelas-salvador 


Um comentário:

  1. NÓS MORADORES AGUARDAMOS A VARIOS ANOS E ATÉ AGORA NADA... PROJETO DE REVITALIZAÇAO DA BAIXINHA ESTÁ ENGAVETADO DESDE A SAIDA DE JAQUES WAGNER E ATE HOJE O GOVERNO DO ESTADO NAO DEU UMA RESPOSTA. ACORDA SAO GONÇALO VAMOS LUTAR POR NOSSOS DIREITOS. O CONSELHO DE MORADORES TAMBEM ESTAVA LÁ NESTE EVENTO.

    ResponderExcluir