quarta-feira, 21 de maio de 2014

NY inaugura memorial do 11.09, projeto do Snøhetta

Espaço é marcado por arestas e paredes de vidro

Desenvolvido pelos arquitetos do escritório norueguês Snøhetta, o National September 11 Memorial Museum foi inaugurado no dia 15 de maio, em homenagem aos sobreviventes e vítimas do ataque terrorista ao World Trade Center em 2001.
Concebido como “uma ponte entre dois mundos”, o espaço conta com um volume levemente inclinado, criando um ponto de acesso coberto para as galerias subterrâneas, que levam os visitante à fundação das Torres Gêmeas.
Polêmico, o projeto incorpora duas colunas estruturais resgatadas das torres originais, que podem ser vistas do lado de fora do memorial através da fachada translúcida.
Intimista e monumental, o programa também englobou a criação da Praça Memorial –  comumente chamada de “Marco Zero”. Na fachada, elementos reflexivos, vidros e linhas horizontais foram desenhadas a fim de incentivar as pessoas a tocar no edifício.
“É importante que as pessoas se conectem fisicamente com a estrutura e sintam que isso as ajuda a percorrerem outras áreas do memorial e seus sentimentos sobre a experiência que estão tendo no local”, afirma Craig Dykers, fundador do Snøhetta.
Com sistemas de reuso de águas, iluminação e ventilação natural, a expectativa é que o espaço recebe a certificação ecoeficiente LEED Ouro, concedida pelo Green Building Council.

Publicada originalmente em ARCOweb em 20 de Maio de 2014

Fonte: http://arcoweb.com.br/noticias/arquitetura/memorial-0911-snohetta-novayork-vidro 



 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário