terça-feira, 6 de maio de 2014

IPHAN entrega Complexo Ferroviário de Codó (MA) totalmente restaurado

A comunidade de Codó, no Maranhão, receberá no próximo dia 16 de maio a Estação Ferroviária e do Memorial da Cidade. O Complexo Ferroviário do município foi totalmente restaurado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Ministério da Cultura (MinC), com o objetivo de preservar a memória ferroviária e atender a comunidade da região dos cocais maranhense, com a implantação da sede do Instituto Histórico e Geográfico de Codó na Estação. A cerimônia de inauguração, às 11h, contará com a presença da presidenta do IPHAN, Jurema Machado, e da governadora do Maranhão, Roseana Sarney.
No novo espaço haverá uma exposição permanente sobre o patrimônio ferroviário, uma biblioteca com acesso a internet, auditório, café e loja de artesanato, onde serão comercializados os produtos artesanais das quebradeiras de cocô babaçu. No Armazém Ferroviário está sendo implantado o Memorial do Município, que abrigará exposição sobre o processo histórico de ocupação de Codó, além de espaço para exposições temporárias de artistas locais. A obra de restauração foi realizada com recursos do IPHAN, no valor de R$ 981 mil. A montagem da exposição e compra dos equipamentos tiveram investimentos da ordem de R$ 490 mil, recursos provenientes da compensação ambiental da exploração do gás natural.
A Estação e o Armazém de Codó são partes integrantes da extinta Rede Ferroviária Federal S.A (RFFSA), que durante 50 anos operou as ferrovias existentes em todo o território brasileiro. Com a extinção da RFFSA, a propriedade dos bens móveis e imóveis operacionais foi transferida para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), cabendo ao IPHAN receber e administrar aqueles de valor artístico, histórico e cultural, bem como zelar pela sua guarda e manutenção.

Serviço:
Inauguração da Estação Ferroviária de Codó e do Memorial da Cidade
Data:
16 de maio de 2014, às 11h
Local: Estação Ferroviária
Rua 1º de Maio S/N – Codó – MA
Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação IPHAN

comunicacao@iphan.gov.br
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
Isadora Fonseca – isadora.fonseca@iphan.gov.br
 (61) 2024-5476 / 2024-5479
        9381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Fonte: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=18424&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia




Nenhum comentário:

Postar um comentário