sexta-feira, 25 de abril de 2014

Técnicos do Condephaat avaliam prédio histórico de Itapeva, SP

Na última quarta-feira (16), representantes do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat) fizeram uma avaliação do prédio da Casa da Cultura Cícero Marques, em Itapeva (SP). De acordo com a prefeitura, o objetivo da visita é elaborar um parecer sobre obras de revitalização do prédio construído em 1881.
O local foi tombado pelo município como patrimônio e um projeto de revitalização foi elaborado. No entanto, o município enviou pedido ao governo do estado para que a Secretaria de Cultura assuma os trabalhos.
Ainda de acordo com a administração municipal, as informações do Condephaat devem subsidiar a elaboração de um relatório que determinará a necessidade de recursos para a revitalização. O relatório deverá apontar a importância do espaço para a história da cidade. O relatório deverá ser encaminhado ao secretário de Estado da Cultura para avaliação.
O casarão histórico, que fica no Centro de Itapeva, está com a estrutura comprometida. O local foi construído em estilo colonial em taipa de pilão e madeira. Segundo historiadores, a arquitetura do prédio tem influência portuguesa e é considerado parte da história da cidade.
Nos últimos anos, o local abrigou a Casa da Cultura, mas antes disso foi museu, biblioteca, revisteca e foi até cenário para dois casamentos. Atualmente, está fechado.
A Secretaria de Cultura, ao fazer uma vistoria, encontrou sérios problemas na parte interna do prédio. Além disso, a estrutura de madeira que sustenta o telhado está tomada por cupins, várias paredes estão com rachaduras, há infiltrações e o piso também está comprometido.

Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/itapetininga-regiao/noticia/2014/04/tecnicos-do-condephaat-avaliam-predio-historico-de-itapeva-sp.html 




















Antiga Casa da Cultura de Itapeva (SP), sofre risco de desabamento (Foto: Giliardy Freitas / TV Tem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário