sexta-feira, 18 de abril de 2014

Regras de construção ampliam proteção ao Convento da Penha em Vila Velha (ES)

Para preservar a paisagem do Convento da Penha, em Vila Velha (ES) e garantir que o monumento se mantenha visível dentro do chamado cone de visão, algumas áreas de regiões do entorno, como Ilha do Boi, Enseada do Suá e Prainha, deverão respeitar padrões de altura máxima para as construções. As regras foram definidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN) e vão de acordo com a localização do terreno e publicadas no Diário Oficial da União, na última quinta-feira, dia 10 de abril. Clique aqui para acessar a portaria.
Os estudos tiveram início em 2005, envolvendo a análise de empreendimentos na vizinhança do Convento. A escolha dos locais de proteção teve como critérios espaços públicos significativos de concentração de pessoas, como os acessos de entrada da cidade, áreas públicas de permanência e contemplação apropriadas pela população e a paisagem a partir do próprio Convento.
A medida foi tomada para evitar a descaracterização irreversivelmente da paisagem urbana do entorno do monumento. Segundo a superintendente do IPHAN-ES, Diva Figueiredo, a estratégia foi compartilhada pelo poder público e pela comunidade de Vitória e Vila Velha. Com a publicação da nova portaria, todos os projetos para construções ou alteração de altura em imóveis já existentes e dentro da área do entorno deverão ser submetidos ao IPHAN-ES para análise e manifestação.
Uma história de fé, devoção e coragem
Localizado no alto de um penhasco, a 154 metros de altitude e a 500 metros do mar, no município de Vila Velha, o Convento da Penha é um dos mais antigos monumentos arquitetônicos brasileiros. Em 1558, quando chegou ao Brasil trazendo Painel de Nossa Senhora das Alegrias, Frei Pedro Palácios iniciou a construção de uma capela dedicada a São Francisco de Assis. Em 1568, foi edificada, no cume do penhasco, a Capela que recebeu a imagem de Nossa Senhora da Penha, vinda de Portugal em 1569. A edificação sofreu diversas ampliações que deram origem ao Convento da Penha, construído em várias etapas.
O santuário é testemunha, dos primórdios do povoamento capixaba, a trajetória histórica da Ordem dos Frades Menores da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil e, também, a devoção a Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado do Espírito Santo. Atualmente, milhares de romeiros e devotos chegam ao templo para visita-lo, render graças e apresentar suas homenagens e pedidos. O Santuário da Penha abrange uma área de 632 m2. E abriga séculos e séculos de história, de fé e esperança, de devoção e coragem.
Conheça toda a história do Santuário de Nossa Senhora da Penha clicando aqui.

Fonte: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=18415&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário