sexta-feira, 7 de março de 2014

Reaberto, Forte dos Reis Magos (RN) atrai visitantes de todo o país

A mais antiga construção do estado do Rio Grande do Norte tem atraído visitas de todos os cantos do Brasil. Administrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde dezembro do ano passado – quando recebeu cessão da Secretaria de Patrimônio da União do Ministério do Planejamento (SPU/MP) – o Forte dos Reis Magos, na cidade de Natal, já atendeu 62 mil visitantes.
A fortificação recebe os visitantes todos os dias da semana, de 08h às 16h, exceto às quartas-feiras (das 08h às 12h) e quintas-feiras (das 12 às 16h). Os ingressos, a preços módicos, custam R$ 3 e R$ 1,5, a meia entrada. Maiores de 65 anos, estudantes de escolas públicas, professores e funcionários do Ministério da Cultura têm entrada franca. O contato com o Forte dos Reis Magos pode ser feito pelo e-mail forte.reismagos.rn@iphan.gov.br
O monumento tombado pelo IPHAN em 1949 está incluso nas obras do PAC Cidades Históricas. Os investimentos contemplam pesquisas históricas e arqueológicas; projeto arquitetônico de restauro e reuso, bem como projeto expográfico que está sendo desenvolvido em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com o Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha e com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A previsão é que as obras tenham início no segundo semestre deste ano.
Construído em pedra arenítica oriunda dos arrecifes da costa de Natal, o Forte dos Reis Magos tinha como finalidade proteger a capital ainda na época da colonização. A obra iniciada em 1598 demorou quase 30 anos para ser concluída. A primeira modificação foi feita por neerlandeses para adequar a fortificação a suas artes bélicas, distintas das com características ibéricas.
Fonte: IPHAN-RN 

Fonte: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=18367&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia 


Nenhum comentário:

Postar um comentário