sexta-feira, 7 de março de 2014

Patrimônios históricos são demolidos e geram indignação de moradores

Dois patrimônios históricos, uma casa em São Carlos e um prédio em Vargem Grande do Sul (SP), foram destruídos e geraram indignação entre os moradores. Um fazenda centenária em Araraquara também está sendo demolida e corre o risco de ficar apenas na lembrança da população. Historiadores cobram mais incentivos do poder público para que os donos preservem os locais.
No dia 14 de fevereiro, mais de 100 anos de história foram derrubados em Vargem Grande do Sul. A antiga Estação Ferroviária, que pertencia à companhia Mogiana, foi comprada em um leilão de imóveis e pertence a um empresário da cidade. O prédio não era tombado pelo patrimônio histórico. “A gente fica triste porque é patrimônio da cidade, tinha que arrumar e não derrubar”, contou o servente de pedreiro Marcus Urbano da Silva.
Para a estudante de arquitetura Yara da Fonseca, que está pesquisando a história do prédio, existia outras opções. “Eu vou fazer um projeto ainda para mostrar para a cidade o que seria esse lugar se não tivessem demolido”, relatou.

Sem autorização







Vídeo tem momento da demolição de casa histórica de  São Carlos (Foto: Reprodução/EPTV)
 
Em São Carlos (SP), um antigo casarão do centro da cidade foi derrubado no fim de janeiro, mesmo sendo tomabado pelo patrimônio histórico. O proprietário até chegou a pedir permissão para derrubar a casa, mas teve a solicitação negada. “Ele havia enviado um parecer alegando que o prédio estava em condições não muito boas, com a estrutura comprometida. Nós constatamos que não havia nem um problema estrutural, havia algumas trincas, mas não comprometiam o edifício”, explicou o arquiteto da Fundação Pró-Memória Rodrigo Peronti Santiago.
Os diretores da Pró-Memória aplicaram uma multa de R$ 50 mil ao proprietário e levaram o caso para o Ministério Público. “Esperamos que ele seja punido devidamente para que não haja outros casos semelhantes”, disse a diretora da fundação, Cláudia Danella.
O dono do antigo casarão do Centro de São Carlos disse que o prédio estava em péssimo estado e que a intenção era derrubar apenas a parte de trás e manter a fachada. Contudo,  segundo ele, os pedreiros erraram e causaram danos irreversíveis, sendo necessário derrubar tudo.

Colônia

















Capela de 100 anos também pode ser destruída em fazenda de Araraquara (Foto: Reprodução/EPTV)

A fazenda centenária Periquito, em Araraquara, é mais um exemplo do descaso. A colônia tem mais de 600 hectares e está prestes a desaparecer. Uma usina comprou a propriedade e, de acordo com os moradores, todas as casas vão ser destruídas.
O tratorista Isauro Sabino de Sousa viveu 36 anos na fazenda. Ele viu os filhos crescerem no local e agora se prepara para o momento da despedida. “Dá uma dor no coração ver se acabando”, comentou.
A capela da fazenda foi um das primeiras construções e estima-se que tenha mais de 100 anos. A catequista Silvia Mara Caetano Motta cuida do local e está preocupada. “Já participei da Capela Monte Verde como catequista e hoje não existe mais. Aqui pelo jeito será a mesma coisa será derrubada”, lamentou.
A assessoria da Prefeitura de Araraquara informou que não existe nenhum pedido de tombamento da Fazenda Periquito, mas qualquer pessoa pode entrar com esse pedido.

Incentivos
O historiador Rogério Tampellini acredita que faltam incentivos para evitar essas situações. “Quando se fala em monumento histórico não tem mais o que fazer depois que foi destruído, então nos temos que lutar para preservar e levar a questão para a sociedade, para criar mecanismos e incentivos para os proprietários e empresários preservarem esses espaços privados. Mas o poder público tem que dar o exemplo”, explicou.

 Fonte: http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2014/02/patrimonios-historicos-sao-demolidos-e-geram-indignacao-de-moradores.html 

















Casas históricas de fazenda se transformam em montanhas de entulho (Foto: Reprodução/EPTV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário