sábado, 15 de março de 2014

Igreja Matriz de Santa Isabel, em Mucugê (BA), está totalmente restaurada

Com um investimento de R$ 743,7 mil, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Bahia (IPHAN-BA) entrega à comunidade de Mucugê a Igreja Matriz de Santa Isabel, totalmente restaurada. A solenidade de reinauguração será nesta sexta-feira, dia 14 de março, às 14h, com a presença do superintendente do IPHAN-BA, Carlos Amorim, do governador da Bahia, Jaques Wagner e da prefeita Ana Medrado. O monumento é tombado pelo IPHAN e integra o conjunto arquitetônico de Mucugê.
Além de obras de conservação foi feita também a restauração dos bens móveis e integrados do monumento histórico, como a recuperação do acervo de imagens sacras, e melhorias estéticas e estruturais em seus equipamentos de cultos e de comunicação sonora. O templo estava deteriorado por causa das condições climáticas e do desgaste natural dos materiais, por isso, as atividades religiosas estavam comprometidas.
O IPHAN já investiu cerca de R$ 1,2 milhão na preservação de patrimônio histórico da cidade de Mucugê, uma das mais antigas da região da Chapada Diamantina, que apresenta até hoje casarões coloniais, a maioria edificados em adobes ou pedras. 

Igreja Matriz de Santa Isabel
A Igreja de Santa Isabel foi construída em meados do Sec. XIX pelo Frei Caetano de Troyria com grande auxílio da população, em um terreno doado pelo coronel Reginaldo Landulpho. A edificação apresenta uma fachada neoclássica, com três naves internas e um coro em formato de U, estruturados por uma alvenaria em pedra e pilares internos.
Em 1852 foi lavrada a escritura pública de ajuste de obras para o levantamento da capela-mor da igreja, mas apenas em 1855 que a igreja passa a funcionar. No ano de 1952 foram realizadas algumas intervenções adicionais, como a construção do adro, da escadaria de acesso e a substituição do piso de pedra pelo piso de ladrilho, e em 1978 intervenções de restauro foram registradas, como a recuperação do telhado.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação IPHAN-BA

Rosilane Barbosa - comunicacao.iphan.ba@gmail.com
(71) 3321-0256 / 9964.4630
Assessoria de Comunicação IPHAN
comunicacao@iphan.gov.br
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
Isadora Fonseca – isadora.fonseca@iphan.gov.br
(61) 2024-5476 / 2024-5479
        9381-7543
www.iphan.gov.br www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr
Fonte: Ascom-IPHAN BA 

Fonte: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=18372&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia 








Nenhum comentário:

Postar um comentário