domingo, 9 de março de 2014

Fortaleza recebe o XX Congresso Brasileiro de Arquitetos

Fortaleza sediará, de 22 a 25 de abril, o XX Congresso Brasileiro de Arquitetos (XX CBA), principal evento voltado para profissionais e estudantes de arquitetura e urbanismo no Brasil. Promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil- IAB, desde 1945, o Congresso terá como tema “Identidade e diversidade profissional”, e homenageará um ícone da arquitetura brasileira e mundial, o célebre arquiteto carioca Oscar Niemeyer.
Na programação, sete grupos temáticos serão explorados durante os três dias, e mais de dez temas livres, que versam sobre assuntos emergentes e indispensáveis da arquitetura e urbanismo contemporâneos. As palestras e mesas redondas acontecem simultaneamente em seis salões do Centro de Eventos do Ceará.
Entre os palestrantes convidados, mais de 50 personalidades da arquitetura local, nacional e mundial, bem como representantes de Estado e outras figuras expoentes da área, intercambiando suas experiências com o público. Entre eles, nomes como Angelo Bucci (SP), Marcos Acayaba (SP), Carlos Medellín (Colômbia), Elizabete França (SP), Marcos Boldarini (SP), Hector Vigliecca (Uruguai), Jorge M. Jáuregui (RJ), Ricardo Correa (SP), Otávio Zarvos (SP), Fausto Nilo (CE), Marco Suassuna (PB), Alexandre Delijaicov (SP), Rosa Kliass (SP), Marcelo Ferraz (SP), entre outros.
“Para além da troca de experiências positivas entres os profissionais da arquitetura, o Congresso é também um momento de interação entre aqueles que executam o planejamento das cidades, representados pelas autoridades convidadas, com aqueles que têm a função de pensar a cidade, que são os arquitetos e urbanistas”, salienta Odilo Almeida, Presidente da Comissão Organizadora do XX CBA e Vice-presidente do IAB Região Nordeste.

GRUPOS TEMÁTICOS
Mobilidade urbana, habitação de qualidade, desenvolvimento sustentável, preservação do patrimônio cultural e construído, novas tecnologias construtivas e revitalização dos centros urbanos são algumas das áreas contempladas. Dentre os temas explorados, também se destacam questões próprias da profissão, tais como tabelas de honorários, formação profissional, responsabilidade social e ética.
Por ocasião do XX CBA, acontece em paralelo a primeira conferência do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU). Criado em 2010, o CAU marca uma vitória da categoria, abrindo novas possibilidades de ação institucional e de organização profissional, para os mais de 106 mil arquitetos registrados no país.
Pela segunda vez em Fortaleza, o XX CBA vem com uma programação turbinada, que promete trazer um olhar vanguardista para se pensar o papel da arquitetura e urbanismo nos novos cenários que se descortinam para o país.
“O Congresso é a oportunidade que os arquitetos brasileiros têm, a cada três anos, de lançar estratégias de ações políticas e institucionais para o exercício profissional e também para pensar o papel da arquitetura e urbanismo no planejamento de construção do País”, acrescenta Odilo.

TRADIÇÃO
Uma importante tradição na arquitetura brasileira, o Congresso Brasileiro de Arquitetos vem sendo realizado desde 1945. Promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), constitui a única série de eventos no País que propõe reunir o conjunto dos arquitetos e urbanistas, sem segmentação regional ou de especialidades profissionais.

XX Congresso Brasileiro de Arquitetos
  • Quando: de 22 a 25 de abril de 2014
  • Onde: Centro de Eventos do Ceará 
  • Endereço: Av. Washington Soares, 1117, Edson Queiroz, Fortaleza, CE
  • Inscrições: Preços especiais para estudantes, sócios do IAB e profissionais. Podem ser efetuadas individualmente ou em grupo, antecipadas (pelo site) ou realizadas no dia do evento, conforme preços pré-estabelecidos.
  • Informações: Preços, programação, feira e palestrantes convidados no site www.xxcba.com.br
Fonte:Romullo Baratto. "Fortaleza recebe o XX Congresso Brasileiro de Arquitetos" 28 Feb 2014. ArchDaily. Accessed 9 Mar 2014.
  
Site do Evento: http://www.xxcba.com.br/ 









Nenhum comentário:

Postar um comentário