sexta-feira, 21 de março de 2014

Começa restauração do Forte Príncipe da Beira, em Rondônia

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) começou a restaurar as ruínas do Real Forte Príncipe da Beira, monumento militar instalado no município de Costa Marques (RO). Os trabalhos dão continuidade às atividades iniciadas em 2007, e têm previsão de entrega em 2015.
A restauração será realizada em parceria entre o IPHAN, que vai acompanhar e dar orientação técnica, e o Exército, que vai ceder o madeiramento e disponibilizar a mão-de-obra. A demanda é considerada urgente, pois a estrutura do Forte está comprometida.
O primeiro passo vai ser o escoramento emergencial, ação provisória de apoio às estruturas e elementos que apresentam riscos de perda do monumento, em seguida, serão feitas as obras de estabilização de uma das edificações.       
        
O monumento
O Real Forte Príncipe da Beira é uma fortaleza militar do final do século XVIII, tido como uma das maiores construções portuguesas fora de Portugal. Erguida em plena floresta amazônica, é considerada uma das mais desafiadoras construções realizadas no final de 1700 no Brasil. Sua importância para a história do país e para a formação do atual território nacional foi reconhecida por meio do tombamento pelo IPHAN no ano de 1950.
A fortaleza é composta de uma muralha de aproximadamente 980 metros, erguida em taipa de formigão e protegida por cortinas de pedra tapiocanga aparelhada. Cercado por muralhas que medem 10 metros de altura, o Forte Príncipe da Beira é basicamente constituído por uma praça central, onde existem as ruínas de quinze prédios. Além do tombamento pela União, é tombado como patrimônio do Estado de Rondônia.

Fonte: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=18380&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário