segunda-feira, 24 de março de 2014

Arqueólogos descobrem 2 colossais estátuas egípcias

Arqueólogos descobriram duas novas estátuas colossais do faraó Amenhotep III no famoso templo da cidade Luxor.
Os dois monólitos em quartzito vermelho foram criados no templo de Amenhotep III, na margem oeste do Nilo. O templo já é famoso por seus já existentes colossos de Memnon, que possuem 3.400 anos de idade – estátuas gêmeas de Amenhotep III, cujo reinado marcou o apogeu político e cultural da antiga civilização egípcia.
O mundo até então conhecia dois colossos de Memnon, mas a partir de hoje vai conhecer quatro deles”, disse a arqueóloga alemã-armênia Hourig Sourouzian, que lidera o projeto para a conservação do templo de Amenhotep III.
As duas estátuas existentes, ambas mostrando o faraó sentado, são conhecidas em todo o mundo. Elas resistiram aos danos graves ao longo dos séculos e foram restauradas, disse Sourouzian.
“As estátuas tinham ficado em pedaços, danificadas por forças destrutivas da natureza, como terremotos, e mais tarde pela água da irrigação, invasões e vandalismo,” disse ela no domingo.
Uma das estátuas “novas” pesa 250 toneladas e mais uma vez mostra o faraó sentado, com as mãos sobre os joelhos. Possui 11,5 metros de altura, com uma base de 1,5 metros de altura por 3,6 metros de largura. [News.com.au]


Nenhum comentário:

Postar um comentário