terça-feira, 11 de março de 2014

A batalha para salvar o patrimônio italiano: Cinema América, demolição ou restauro

O Cinema América. Demolição ou Restauro

A arquiteta restauradora e especialista em conservação do patrimônio Cristina Mampaso Cerrillos, compartilhou conosco o desafio Cinema America Occupato, que tem como objetivo frear a demolição do Cinema América no bairro central de Trastevere, em Roma. Trata-se de um cinema dos anos 50, no final do movimento moderno, símbolo de uma arquitetura pensada e desenhada para os sentidos e símbolo do auge e da decadência do cinema arte nessa cidade.
Como propriedade privada, seu dono desejar demolir o edifício a fim de construir apartamentos de luxo para turistas. O objetivo é conseguir que o edifício passe a fazer parte da "Carta per la Qualità"  do planejamento metropolitano de Roma, que protege o patrimônio moderno. A situação é preocupante porque não é o único caso na cidade: no total são quase 120 salas de cinema, a maioria abandonadas o convertidas em multisalas. Um patrimônio moderno do século XX que vem sendo esquecido e apagado por uma Roma Imperial, mas que não é a Roma das pessoas.
Projetado pelo Arquiteto Angelo Di Castro nos anos 50 no coração de Trastevere (depois da demolição do Cinema-Teatro La Marmora de 1923), o Cinema América tem se demonstrado uma testemunha da história e da cultura de Roma além de seus monumentos.
Durante os anos 50-60 na Itália, se produziu um verdadeiro boom da indústria cinematográfica: a Cinecittà, fundada em 1937 por Musolini com o slogan "La Cinematografia è l'arma più forte", converteu-se na segunda capital do mundo do cinema, precedida somente por Hollywood. A nova tipologia arquitetônica que nasce no final de 1800 na França chega a Roma a princípios do século com a construção da primeira sala exclusivamente cinematográfica, o Cinema Moderno. Posteriormente, em 1915 o arquiteto Marcelo Piacentini, com o Cinema Corso, abrirá o debate em defesa da nova tipologia destinada a reprodução de filmes como arte e em defesa do uso de materiais modernos, como concreto, para criar novos espaços diáfanos no interior.

No link a seguir, a continuação da matéria e mais imagens: http://www.archdaily.com.br/br/01-181238/a-batalha-para-salvar-o-patrimonio-italiano-cinema-america-demolicao-ou-restauro 


























Cinema América, hoje. Imagem Cortesia de Cristina Mampaso Cerrillos 



















Cinema América, hoje. Imagem Cortesia de Cristina Mampaso Cerrillos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário