terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Monoblock: Museu de Arte Contemporânea, Mar del Plata, Argentina

Iluminação zenital marca novo museu argentino

Com projeto do escritório portenho Monoblock, o novo museu em Mar del Plata tem 7.000 m² de área e utiliza de iluminação zenital para maximar seu ambiente, tornando-o mais espaçoso, luminoso e flexível.

 

Uma estrutura à beira-mar na costa da cidade de Mar del Plata, na província de Buenos Aires, abriga o mais novo Museu de Arte Contemporânea da Argentina.
Com projeto do escritório portenho Monoblock, o “Mar” - como deverá ser chamado o novo museu – tem 7.000 m² de área construída, incluindo o átrio de acesso, espaços de exposição e um jardim de esculturas ao ar livre.
A escala do projeto baseia-se na própria cidade de Mar del Plata, seu tamanho e vitalidade, além do esforço feito para posicioná-la como uma cidade com propostas culturais de nível internacional.
Desta maneira, os ambientes do museu foram maximizados a fim de torná-los mais espaçosos, luminosos e flexíveis. Para isto, os espaços expositivos foram dispostos em um andar alto para aproveitar a possibilidade de iluminá-los zenitalmente.
Em uma futura ampliação, pretende-se fazer uma separação do uso de tipologias – com exposições visuais no andar de cima e a incorporação de grandes salas “galpão”, preparadas para grandes espetáculos, no andar inferior.

Mais imagens e detalhes do projeto no link do site Arcoweb:


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário