quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Entre cantos e chibatas

Exposição virtual do Instituto Moreira Salles traz imagens de Marc Ferrez, Victor Frond, George Leuzinger e outros importantes fotógrafos que retrataram o fim do período escravagista no Brasil

Por Marco Antônio Barbosa

O começo da popularização da fotografia no Brasil, na segunda metade do século XIX, coincidiu com os estágios finais do regime escravagista no país. Vários fotógrafos importantes do período, como George Leuzinger, Victor Frond, Marc Ferrez, registraram o cotidiano dos trabalhadores negros nas fazendas de café da região Sudeste, entre 1860 e 1880.

Algumas das mais marcantes dessas fotografias estão compiladas na exposição virtual Imagens da escravidão, hospedada no website do Instituto Moreira Salles. (http://ims.uol.com.br/imagensdaescravidao)

Acompanhadas  por artigos escritos por Lilia Moritz Schwarcz, Maria Helena Machado e Sergio Burgi, as fotos em preto e branco trazem um registro amplo do sistema de trabalho escravo e de seus trabalhadores, por vezes tomados ao acaso, por vezes figurando como modelos exóticos ou tipos para a análise da ciência; ora como parte do cenário, ora como figuras principais, escravizados foram flagrados nas mais diversas situações.

Marco Antônio Barbosa é jornalista.

Fonte: http://www2.uol.com.br/historiaviva/noticias/exposicao_entre_cantos_e_chibatas.html 

 








Senhora na liteira com dois escravos, Marc Ferrez, Bahia, c. 1860

Nenhum comentário:

Postar um comentário