quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Edifício de Rino Levi na Rua Augusta será demolido

O importante legado arquitetônico de Rino Levi está perdendo mais uma de suas obras. O discreto edifício Nicolau Schiesser, localizado na Rua Augusta, em São Paulo, de 1933 começa a ir ao chão.
Com 81 anos de idade, esta obra de Levi imergiu no anonimato durante os anos 80, após 50 gloriosos anos em que foi reconhecido pelas suas sacadas curvas e linhas delicadas. Acompanhando o frenesi da Augusta dos anos 80, os donos dos apartamentos começaram a estabelecer comércios voltados para a calçada, descaracterizando o desenho original de Levi. 
Este é, tristemente, mais um exemplo do fenômeno que vem pondo abaixo diversos outros edifícios na Rua Augusta para dar lugar a construções muito mais altas e que, frequentemente, não se relacionam muito bem com a rua e a escala do pedestre, essenciais para a atmosfera da famosa rua paulistana.
A morte do edifício Nicolau Schiesser é apenas mais uma no legado construído de Rino Levi. No início dos anos 70 o edifício Columbus de 1932, conhecido por seus 12 pavimentos de granito e mármore, foi ao chão na Avenida Brigadeiro Luís Antônio. Semelhante desfecho tiveram a casa do arquiteto, de 1944 e a casa Ferrabino, de 1931, ambas no Jardim Europa.
Em 2010, sete obras de Rino Levi foram tombadas, e desde então não podem sofrer alteração alguma, como as que descaracterizaram o edifício que agora encontra seu fim na Rua Augusta. 

Fonte: Romullo Baratto. "Edifício de Rino Levi na Rua Augusta será demolido" 12 Feb 2014. ArchDaily. Accessed 12 Fev 2014. - http://www.archdaily.com.br/br/01-176625/edificio-de-rino-levi-na-rua-augusta-sera-demolido















Courtesy of Cortesia da Família Schiesser















Fachada descaracterizada. Image Courtesy of saopauloantiga.com.br





















Planta baixa. Image Courtesy of saopauloantiga.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário