sábado, 11 de janeiro de 2014

UFPA oferta visita orientada no centro histórico pelo aniversário de Belém

No próximo domingo (12), a Faculdade de Geografia e Cartografia da Universidade Federal do Pará (UFPA) realiza mais uma edição dos Roteiros Geoturísticos no bairro da Cidade Velha. Com um tema “A pé pelas ruas do bairro da Cidade Velha em Belém do Pará”, o projeto oferta uma visita orientada gratuita em comemoração ao aniversário de Belém, que completa 398 anos em 2014.
O roteiro deve se iniciar às 8h e segue até as 12h, com o grupo saindo a pé do Forte do Castelo. O trajeto passa pela Feira do Açaí, pelo Complexo Feliz Luzitânia e pela Rua Siqueira Mendes, a primeira rua da capital paraense. Além disso, estão incluídos no roteiro a Praça e a Igreja da Sé, a Rua Joaquim Távora, o Largo e a Igreja de São João. O grupo deve seguir, então, para a Rua Tomázia Perdigão, passando pelo Palácio do Governo, pela Prefeitura e pela Praça Dom Pedro II. Para finalizar, o roteiro conta com passagem pelo Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP), pela Rua Padre Champgnat e, por fim, chega ao Museu do Círio.
O Projeto de Extensão Roteiros Geoturísticos teve início há três anos, em 12 de janeiro de 2011. A primeira proposta de itinerário foi intitulada "Roteiro Geoturístico no bairro Cidade Velha – conhecendo o centro histórico de Belém". Desde então, o Roteiro ocorre periodicamente, de 15 em 15 dias, e inclui, também, outros percursos por diversos pontos turísticos da cidade de Belém, como o Ver-o-peso, os bairros da Campina e do Reduto, além do bairro Cidade Velha.
Às véspera de completar 400 anos, Belém ainda é pouco conhecida sendo uma das mais antigas do Brasil e precisa ser valorizada e redescoberta, segundo a coordenadora do projeto, Goretti Tavares. “O Projeto de Extensão Roteiros Geoturísticos possui como fio condutor a geografia, articulada com a história, arquitetura, turismo e o patrimônio cultural de nossa cidade. A importância da proposta fundamenta-se no fato de que a sociedade somente pode valorizar o seu patrimônio, a partir do momento em que conhece e se apropria deste patrimônio como seu”, explica a professora da UFPA.
Serviço: Roteiro Geoturístico – “A pé pelas ruas do bairro da Cidade Velha em Belém do Pará”, neste domingo, 12, a partir das 08h, com saída em frente ao portão do Forte do Castelo. A participação no Roteiro é totalmente gratuita e livre a todos os interessados. Quem pretende participar deve apenas solicitar a ficha de inscrição pelo e-mail roteirosgeoturisticos@gmail.com.

Fonte: http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2014/01/ufpa-oferta-visita-orientada-no-centro-historico-pelo-aniversario-de-belem.html 
















Forte do Castelo é ponto turístico em Belém. (Foto: Elivaldo Pamplona/O Liberal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário