quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Eventos sobre Patrimônio Cultural em 2014

Seminário Internacional discutirá políticas culturais 
Entre os dias 7 a 9 de maio de 2014, o setor de pesquisa de Políticas Culturais da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), no Rio de Janeiro, irá realizar o V Seminário Internacional de Políticas Culturais. Estudantes de mestrado e doutorado, mestres, doutores, gestores e professores poderão inscrever seus trabalhos para serem apresentados no evento. As propostas devem ser enviadas, por e-mail, entre 10 de fevereiro e 10 de março de 2014.
O objetivo é apresentação e discussão de estudos que promovam a reflexão e o debate entre estudantes, pesquisadores, professores e demais profissionais que atuem ou tenham interesse na área de políticas culturais.

Inscrições
As inscrições serão feitas mediante o envio do texto completo, que deverá ter entre 10 e 15 laudas (incluindo as referências bibliográficas) tamanho A-4. Os textos deverão ser em Times New Roman 12, espaço 1,5 e estar em formato Word.
Devem constar na primeira página do trabalho os seguintes itens: título do artigo centralizado, em caixa alta e em negrito, nome completo do(s) autor(es) alinhado(s) à direita, indicando em nota de rodapé o grau de formação, vínculo institucional e e-mail; resumo de 5 (cinco) a 10 (dez) linhas, com espaçamento simples; e 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave.
O arquivo deverá ter o nome do autor (ou do1º, quando houver mais de um).
O envio do trabalho deverá ser feito exclusivamente por e-mail, para o endereço politica.cultural@rb.gov.br, constando em assunto "submissão de artigo".
Outras informações pelos telefones (21) 3289-8608, (21) 3289-8609 e (21) 3289-8610 ou pelo e-mail politica.cultural@rb.gov.br.

Fonte: http://www.brasil.gov.br/cultura/2013/12/seminario-internacional-discutira-politicas-culturais

Especialização - História, Patrimônio Cultural e Identidades - Ulbra Canoas, RS

Apresentação

Enfatizar as discussões sobre patrimônio cultural e identidades com um direcionamento de olhar para o passado, que objetiva responder as inquietações do presente. Sob esse aspecto surge a Especialização em Patrimônio Cultural e Identidades. Um curso que busca qualificar os profissionais das áreas de História, Letras, Artes, Fotografia, Pedagogia, Geografia, Arquitetura, Turismo, Comunicação Social, principalmente, propiciando uma visão interdisciplinar nas discussões sobre patrimônio cultural e identidade. Com ênfase nos aspectos práticos dos processos de preservação dos acervos e de construção e afirmação de identidades, este estudo abordará a problemática da formação étnico-cultural, debates sobre as relações de gênero e as estratégias de conservação de bens culturais, arquivísticas e museológicos. Amplie seu conhecimento e matricule-se.

Público Alvo

Profissionais graduados em História, Letras, Pedagogia, Geografia, Arquitetura, Artes, Fotografia, Turismo e Comunicação Social, entre outras áreas afins, atuantes na proteção dos bens culturais, na guarda de documentos históricos, na educação para a preservação patrimonial e na difusão do turismo sustentável. Bem como os profissionais do Ensino que atuam na área da educação intercultural.

Matriz Curricular

 


Disciplina CH
Laboratório de Projetos Culturais e Pesquisa em Patrimônio 30
Arquivos, Acervos e Patrimônio Documental 30
Cultura Afro-Brasileira 30
Introdução aos Estudos de Gênero 30
Patrimônio e Ação Educativa 30
Memória e Patrimônio 30
Preservação do Patrimônio Cultural 30
Trabalho de Conclusão de Curso 30
Turismo e Patrimônio 30
Cultura e Identidades 30
Cultura Indígena Brasileira 30
Cultura Visual e Patrimônio 30
Construção do Conhecimento Científico 30
TOTAL 390


Investimento

Para Matrículas efetuadas em:
05 de março de 2014 18 parcelas de R$ 450,00
A partir do dia 05/março/2014 a ULBRA fará contato, por e-mail ou telefone, aos candidatos que confirmaram sua inscrição através da entrega da documentação. Também será informada a data das matrículas e início das aulas.
Obs.: os descontos concedidos para alunos egressos, funcionários e professores serão aplicados a partir da 2ª parcela, A primeira parcela terá o valor integral.

Fonte: http://www.ulbra.br/pos-graduacao/canoas/especializacao-canoas-historia-patrimonio-cultural-e-identidades.html 

Chamada para Artigos - Educação Patrimonial 

A Casa do Patrimônio de João Pessoa torna público o chamamento para apresentação de artigos para o quarto número do Caderno Temático de Educação Patrimonial.

A série “Caderno Temático de Educação Patrimonial” é uma publicação da Casa do Patrimônio de João Pessoa, da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Paraíba – Iphan/PB. O quarto número do Caderno será composto de artigos selecionados que abordem questões relacionadas à preservação e valorização do patrimônio cultural e seus reflexos na prática educativa, seja no ambiente formal ou não formal de ensino.

Os Cadernos Temáticos de Educação Patrimonial têm como perspectiva colaborar para a inserção do tema da Educação Patrimonial no processo de ensino e aprendizagem. Eles são voltados sobretudo para os professores, de modo a auxiliarem em seus trabalhos desenvolvidos em sala de aula, embora possam ser uma referência para outros profissionais que atuam no tema ou pesquisadores interessados na área. O objetivo é que os artigos sirvam como referências para a elaboração de projetos de Educação Patrimonial nas escolas, museus, instituições de cultura, feiras e tantos outros locais propícios para se trabalhar com o patrimônio cultural.

Casa do Patrimônio
Copyright (c) Casa do Patrimônio de João Pessoa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário