domingo, 19 de janeiro de 2014

Primeiro pedido voluntário de tombamento de uma edificação histórica

A OSCIP Defender encaminhou no último dia 9 à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo o pedido de tombamento do Moinho Colonial da Linha XV. A solicitação de reconhecimento do moinho como Patrimônio Histórico Cultural do município de Santa Rosa partiu do proprietário Holdi Krebs, que o adquiriu justamente para impedir seu desaparecimento. O pedido de tombamento está amparado pela Lei Municipal 5.039, Leis Federais e Estaduais, Constituição Federal e outras referências legais que garantem a salvaguarda do patrimônio cultural brasileiro.
Este é um dos únicos moinhos coloniais aptos ao funcionamento no Estado. A proposta é transformá-lo em um museu, num projeto que inclui a criação do “Caminho do Moinho”. Os visitantes, além de conhecerem o predio e seus mecanismos de funcionamento, poderão degustar produtos artesanais locais, conhecer e reconhecer outros bens patrimoniais materiais e imateriais existentes no trajeto, além da possibilidade de fazer a trilha ecológica do moinho tendo contato com árvores e espécies nativas e uma belíssima queda d’água.
Segundo a delegada regional da OSCIP Defender, Luciane Miranda, este é o primeiro pedido de tombamento que acontece na região, solicitada voluntariamente pelo proprietário. “Deverá servir de exemplo de como a preservação do patrimônio histórico cultural pode fomentar o desenvolvimento turístico e a geração de oportunidades de negócios no setor, respeitando os valores, símbolos e significados dos bens materiais e imateriais da cultura à sociedade” acentuou.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário