sábado, 11 de janeiro de 2014

Patrimônio em Perigo - Memorial Thiago de Mello (AM)

Gabriela Nogueira Cunha
1/12/2013

Pioneiro da arquitetura modernista no Brasil, Lucio Costa (1902-1998) ficou mundialmente conhecido por seu projeto do Plano Piloto de Brasília, em 1957. Hoje, uma das duas obras do arquiteto presentes na região Amazônica, que serviu de morada para o poeta Amadeu Thiago de Mello, no município de Barreirinha, a 331 quilômetros de Manaus, está se deteriorando em meio à floresta. Mas a situação pode piorar.
Entregue ao governo do estado do Amazonas pelo antigo morador, o prédio foi repassado à prefeitura local. Agora, segundo o plano para as obras de revitalização da orla da cidade, vai ser demolida. A revitalização, que vai custar mais de R$ 1,3 milhão, de acordo com um convênio estabelecido entre a prefeitura e o governo do Amazonas, não prevê manter a construção. Localizados de frente para o Paraná do Ramos, um dos braços do rio Amazonas, tanto os jardins do memorial Thiago de Mello quanto a calçada já foram retirados para a construção de um muro de apoio. A reportagem da RHBN tentou contato com a prefeitura por telefone, sem sucesso.
Aos 87 anos e ainda na ativa, preparando novos livros de prosa e poesia, o escritor e diplomata Thiago de Mello se mostra grato pelo burburinho da imprensa, que já chamou a atenção da ministra da Cultura, Marta Suplicy. A meta agora é preservar o prédio, com a ajuda do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e, assim, tentar impedir que ele simplesmente desapareça. “Já pensávamos em tombar antes disso, mas não deu certo. Agora há uma movimentação nesse sentido. O Ministério da Cultura já está ciente e o Iphan já iniciou o processo de tombamento”, explica. Através de sua assessoria de imprensa, a superintendência do Iphan no Amazonas afirmou que um inventário já está sendo realizado.
Thiago de Mello diz que recebeu o projeto assim que voltou do exílio, em 1977, para a sua terra natal – onde vive até hoje.“Um ano antes da Lei da Anistia, ainda durante a ditadura militar, o Lucio me deu de presente o projeto de uma casa, que eu fiz em Barreirinha. Mas quando eu fui servir como diplomata no Chile, eu passei a casa para o governo do estado, que repassou para a prefeitura”, conta Thiago de Mello.
A casa havia sido repassada à prefeitura para servir de espaço cultural. No entanto, abandonada e sem manutenção, ou mesmo energia elétrica, a obra, que já ficou famosa no mundo por causa do traço de Lucio Costa, tem sido alvo de pichações e invasões.

Fonte: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/em-dia/patrimonio-em-perigo-12 

















Projetada por Lucio Costa, arquiteto do Plano Piloto de Brasília, antiga morada do poeta Thiago de Mello, em Barreirinha (AM), corre risco de ser demolida pela prefeitura local. (Foto: Thiago de Mello)

Nenhum comentário:

Postar um comentário