sábado, 25 de janeiro de 2014

Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, ganha projeto de revitalização

Em regime de parceria, o Banrisul, o governo estadual do Rio Grande do Sul, a secretaria da Cultura e a Associação de Amigos da CCMQ iniciaram obras de revitalização e restauro na Casa de Cultura Mario Quintana no segundo semestre de 2013.
O projeto, realizado pela empresa especializada Arquim, tem custo total estimado em 8 milhões de reais e vai abranger o restauro total dos 12 mil metros quadrados do espaço cultural.
Prevista para ser finalizada no final de 2014, a primeira fase da restauração inclui a reforma das fachadas e telhados da rua Sete de Setembro, onde já foram recuperadas as esquadrias da fachada, portas e venezianas, a viga curva da base da cúpula do café do 7° pavimento, além da recuperação do revestimento da fachada, conclusão da impermeabilização do peitoril da cúpula e a colocação de lajotas cerâmicas.
De acordo com o arquiteto responsável pelo projeto, Joel Gorski, uma oficina paralela foi construída, onde portas e esquadrias removidas são restauradas e, posteriormente, reintegradas à obra.
Técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (IPHAE) visitaram o local durante o mês de novembro para fiscalizar o desenvolvimento do projeto e acompanhar testes de cores.
A segunda fase das obras de restauro, que deve ser iniciada em 2015, inclui a modernização de teatros, revitalização dos ambientes internos, climatização e instalação de estruturas para acessibilidade.
Publicada originalmente em ARCOweb em 24 de Janeiro de 2014

Fonte: http://arcoweb.com.br/noticias/noticias/casa-de-cultura-mario-quintana-em-porto-alegre-ganha-projeto-de-revitalizacao 














Nenhum comentário:

Postar um comentário