sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Cachoeira do Sul (RS) – Corsan vai financiar sítio do HCB

O presidente da Corsan, Tarcízio Zimmermann, transmitiu ontem uma boa notícia para o patrimônio histórico e cultural de Cachoeira do Sul. A estatal decidiu financiar o projeto arquitetônico executivo para restaurar o sítio histórico do Hospital de Caridade e Beneficência (HCB). A decisão foi comunicada ao prefeito Neiron Viegas durante a visita que ele fez ontem à Corsan, em Porto Alegre.
Orçado em R$ 244.880,00, o projeto foi elaborado em 2012 por uma equipe de técnicos contratados pela Oscip Defender. No ano passado, o Ministério da Cultura autorizou a captação de recursos por meio da lei federal Rouanet a fim de obter verbas para a execução do restauro do velho hospital, onde está instalada a Escola de Saúde do HCB, e também da primeira caixa d´água e da hidráulica da cidade, situadas na Praça Itororó.
VALOR – O presidente da Defender, Telmo Padilha, recordou que esse processo começou há cerca de três anos com um alerta feito pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico Cultural de Cachoeira do Sul (Compahc) chamando a atenção para a situação do velho hospital. Inaugurado em 1910, a edificação passou a ser alvo também do Ministério Público.
A promotora Giani Pohlmann chamou a direção do HCB em 2011 e propôs um termo de ajuste de conduta (TAC) pelo qual o hospital se responsabilizou em recuperar o sítio histórico. Segundo Padilha, o HCB chamou a Defender e pediu que elaborasse o projeto de restauração do complexo arquitetônico da Praça Itororó, que foi aprovado pelo Ministério da Cultura e incluído na Rouanet.
Com o sinal dado pela Corsan de que vai bancar a elaboração do projeto arquitetônico, aumenta a esperança de que parte importante da memória cachoeirense possa finalmente ser preservada, declarou Padilha. Conforme o presidente da Defender, a boa notícia da Corsan foi confirmada pelo prefeito Neiron Viegas e também pela assessoria de marketing da estatal.

Uma pergunta para Telmo Padilha, presidente da Defender
Quando se inicia efetivamente o restauro do sítio histórico do HCB?
Depois que a Corsan efetivamente liberar os recursos e o projeto arquitetônico executivo for concluído estaremos em condições de captar os recursos por meio da Lei Rouanet para restaurar os monumentos. O custo dessa restauração vai ser definido pelo projeto arquitetônico a ser elaborado por uma equipe de técnicos de Porto Alegre, todos especialistas no assunto.

Proposta inclui Escola de Saúde
O projeto do sítio histórico do HCB inclui também a construção de novas instalações para a Escola de Saúde. Conforme Telmo Padilha, o velho hospital possui salas muito pequenas e não foi construído para esse fim.
Além ter sido o primeiro hospital, a edificação do começo do século passado por muito tempo serviu de manicômio da cidade. A falta de restauro compromete a preservação do prédio, tombado pelo patrimônio histórico e cultural do município.

Sítio Histórico do HCB
O que será restaurado pela Rouanet

Velho hospital
Inaugurado em 1910 para ser o hospital de Cachoeira do Sul. A pedra fundamental foi lançada em 1903 e a obra executa pela Sociedade Beneficente Hospital de Caridade.

Caixa d`água
A primeira hidráulica foi inaugurada em 20 de setembro de 1921, no primeiro ano de governo do então intendente Aníbal Loureiro. A obra custou 200 contos de réis, valor que corresponde hoje a aproximadamente R$ 728 mil. Cachoeira foi uma das primeiras cidades do Rio Grande do Sul a possuir água encanada, o que lhe garantiu o status de um dos municípios de maior desenvolvimento na época. A torre de 16,5 metros foi a primeira construída em estilo e tamanho no estado.

Cemitério das Irmandades
O primeiro cemitério da cidade, que também remonta o século passado, foi incluído no projeto do sítio histórico do HCB. O objetivo é revitalizar o valor histórico do local e aproveitar também a bela vista que se tem do Rio Jacuí a partir do local.

Mirian destaca importância do restauro
A ex-diretora de Cultura do Município, Mirian Ritzel, também festejou a notícia dada pela Corsan e lembrou que o complexo arquitetônico da Praça Itororó está situado dentro do primeiro núcleo urbano de Cachoeira do Sul, o Bairro Aldeia.
De acordo com Mirian, a decisão da Corsan renova a esperança de que parte importante da memória cachoeirense seja restaurada e preservada. Ela destacou que o velho hospital não só remonta a trajetória da saúde como também da história municipal. Por Luis Bacedoni

Fonte da pesquisa: http://defender.org.br/noticias/rio-grande-do-sul/cachoeira-do-sul-rs-corsan-vai-financiar-sitio-do-hcb/ 

















Velho hospital: dinheiro da Corsan vai garantir projeto de restauro da edificação de 1910.

















Hidráulica: Cachoeira foi uma das primeiras cidades gaúchas a ter água encanada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário