quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Projeto busca transformar Palacete Santo Meneghetti em fototeca

Alexandre Lucchese
 
Antiga morada e sede administrativa dos vice-governadores, o Palacete Santo Meneghetti pode se transformar em um centro dedicado à fotografia. Nesta quinta-feira, fotógrafos e comunidade poderão visitar o prédio histórico, registrar imagens e celebrar seu futuro.
Para 2014, há previsão de início de uma grande reforma dos 4 mil metros quadrados do Palacinho, como é apelidada a construção datada de 1926. As obras devem permitir a acomodação de uma fototeca, abrigando imagens documentais do Estado, como o acervo histórico de Virgilio Calegari (1868 – 1937). Além disso, está previsto espaço para exposições, exibições de filmes e reserva técnica para tratamento e digitalização de coleções. A administração, ligada ao Gabinete do Governador, será incoporada à Secretaria de Estado da Cultura e contará com o apoio da associação de amigos que atualmente articula a reutilização do espaço.


O custo estimado para a revitalização é de R$ 7,6 milhões. Deputados federais da bancada gaúcha, em encontro realizado em outubro, teriam se comprometido a buscar o montante a partir de emenda parlamentar. No entanto, o deputado José Stédile (PSB) se opõe ao arranjo.
– Com essa verba, seríamos capazes de construir sete centros culturais em diferentes áreas da cidade. Não se trata de ser contra a iniciativa, e sim de acreditar que a maior parte desses recursos deveria ser buscada por outras vias. Junto ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), por exemplo – explica Stédile.
Cerca de R$ 5,7 milhões estão previstos para o restauro do prédio. O restante irá para aquisição e conservação de acervo e outras despesas.
Com projeto já aprovado na Lei Rouanet e aguardando parecer na LIC-RS, o Palacinho deverá captar recursos junto a empresários se a emenda não for aprovada, como explica a primeira-dama Sandra Genro, que lidera a iniciativa:
– Entendo a posição de Stédile e acho positiva a discussão, mas é preciso lembrar que, seja por dedução de imposto de renda dos apoiadores ou por emenda, a fonte, em última análise, vem do contribuinte..

Programe-se
Nesta quinta-feira, no Palacinho (Av. Cristóvão Colombro, 300):
Registros fotográficos
O Palacete Santo Meneghetti recebe fotógrafos e comunidade para registros fotográficos do espaço. Entre 14h e 22h.
Confraternização
Coquetel com apresentação do espetáculo Música Mundana, de Flávia Alves, Helena Nunes, Lucas Alves e Fernando Mattos. Às 20h.
















Foto: Adriana Franciosi / Agencia RBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário