domingo, 1 de dezembro de 2013

Memória da Bola

por Vinicius Palermo

No início do mês de outubro, foi inaugurado em São Paulo o Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB), situado no Museu do Futebol. Fazem parte do projeto uma biblioteca e um acervo virtual com vídeos e fotos do acervo.

São 1.700 livros, entre outros itens referentes a clubes de futebol profissional e amador e personagens da memória do esporte. Pela internet, é possível acessar o banco de dados virtual, que oferece uma interface 3D e conta a trajetória de times, campeonatos e jogadores.

Entre os filmes à disposição no Centro de Referência, estão vídeos do projeto de história oral Futebol, memória e patrimônio, parceria do museu com o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, da Fundação Getulio Vargas (CPDOC/FGV). O projeto tem o objetivo de constituir um banco de depoimentos em áudio e vídeo, utilizando como personagens jogadores de futebol que participaram da seleção brasileira em Copas do Mundo, de 1930 a 2010.

Com entrada gratuita, o CRFB funcionará de terça a sábado das 10h às 17h; para visitá-lo, basta retirar o crachá na bilheteria do Museu do Futebol, localizado na Praça Charles Miller, s/nº, em São Paulo. Já o banco de dados virtual pode ser acessado em www.museudofutebol.org.br/crfb.

Fonte: http://www2.uol.com.br/historiaviva/noticias/memoria_da_bola.html 



















Monica Saraiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário