domingo, 1 de dezembro de 2013

Igreja Matriz de Aquiraz (CE) tem painéis restaurados e entregues à comunidade

A Paroquia de Aquiraz (CE) está em festa. Ao comemorar 300 anos de evangelização, a cidade recebe do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Ceará (IPHAN-CE), totalmente restaurado, o forro da Capela-mor da Igreja Matriz de São José de Ribamar. A solenidade de inauguração das obras de restauro começa às 18h. Com a parceria da Paróquia de Aquiraz e da comunidade local, o IPHAN-CE coordenou os cerca de 11 meses de trabalhos, investindo recursos próprios da ordem R$ 138 mil. Com o resultado, os paroquianos têm de volta os estimados e valiosos painéis do forro recuperados e novamente integrados à arquitetura do templo.
Trata-se de uma obra de grande relevância dentro do panorama das artes aplicadas do Brasil-colônia. O grupo de painéis é formado por 12 caixotões octogonais, pintados a têmpera, que representam os principais episódios da vida de São José. O forro, em meia-gamela, ocupa uma área de 78m² e apresenta nos cruzamentos da trama estrutural que sustenta os caixotões florões em madeira esculpida com resquícios de douramento em folha de ouro. Não se sabe quem foi o autor dos painéis, visto que a obra ainda é pouco estudada, mas sabe-se que o forro foi pintando por um artista local.
O estado de conservação era precário. Além do ataque de cupim, o conjunto apresentava descolamento e perda de extratos policromáticos e suportes: repinturas em frisos e rosáceas; desagregação de elementos decorativos; aplicação de verniz comercial na superfície dos painéis; excremento de insetos; desnivelamento de tábuas e manchas d’água provocadas por goteiras.
Durante os trabalhos de restauro, o IPHAN-CE descobriu, inclusive, os modelos em que o artista se inspirou para pintar os painéis: cenas de composição erudita de matrizes europeias, no caso, gravuras buriladas nas oficinas da antiga região de Flandres, grande centro artístico dos países baixos de onde vieram os maiores gravadores e impressores da Europa entre os séculos XV e XVIII.

Um pouco da história
A Igreja de São José do Ribamar começou a ser erguida no início século XVIII, logo depois de ser expedida em Lisboa (Portugal), em 13 de fevereiro de 1699, a Ordem Régia mandando criar-se uma vila na capitania do Ceará, no lugar Iguape, atualmente a cidade de Aquiraz. A partir daí tem início a estruturação urbana onde se estabeleceram os principais edifícios públicos civis, militares e religiosos. É nesse contexto que tem início a construção da Matriz, na área de entorno do Mercado da Carne, tombado pelo IPHAN em 1984, um templo que apresenta elementos de grande interesse, como os painéis pintados do forro da nave da capela-mor, que narram cenas da vida de São José.


Serviço:
Inauguração dos painéis do forro da Igreja Matriz de São José de Ribamar
Data:
30 de novembro, às 18h
Local: Centro Histórico de Aquiraz - Ceará
Fonte: ASCOM - IPHAN-CE 

Fonte: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=18177&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia




Nenhum comentário:

Postar um comentário