segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Equipe carioca ganha concurso para anexo da Casa Rui Barbosa

Caio Calafate, Pedro Varella, Sergio Garcia e Fabiana Araújo são os autores do projeto vencedor do concurso promovido pela Fundação Casa de Rui Barbosa e organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ).
Os vencedores serão responsáveis pela construção do prédio anexo da Fundação Casa de Rui Barbosa, ganhando um prêmio de R$ 35 mil de adiantamento e a garantia de contratação do projeto, no valor de R$ 1 milhão. O resultado da competição foi anunciado em cerimônia realizada na noite de 2 de dezembro, na sede do IAB-RJ.
Lançado no dia 7 de outubro, o concurso teve como objetivo selecionar o melhor projeto para a construção de um prédio de alta tecnologia, especialmente desenvolvido para abrigar o acervo de grandes escritores brasileiros dos últimos séculos, além de uma sala de exposições. O edifício receberá livros, documentos, filmes, conteúdo digital e outros objetos de escritores como Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Pedro Nava, Vinicius de Moraes, Clarice Lispector e Fernando Sabino, entre vários outros, além do próprio Rui Barbosa.
Os autores do trabalho vencedor, presentes na cerimônia realizada no IAB-RJ, comemoraram muito o resultado. Pedro Varella, um dos autores, explicou o projeto: “A gente partiu de duas premissas básicas: primeiro, um diálogo com o ambiente urbano que contextualizasse o sítio em questão. Depois, achamos muito importante, para a execução desse projeto, um desenvolvimento construtivo que fosse extremamente coerente com a necessidade de se guardar peças tão importantes como as da Fundação Casa de Rui Barbosa”, explicou.
O júri foi composto pelos arquitetos Ana Pessoa (representando a Fundação Casa de Rui Barbosa), Alfredo Brito, Álvaro Puntoni, Antonio Paulo Cordeiro e Fabiana Izaga. Os jurados consideraram, no parecer, que o sistema construtivo da proposta vencedora, “baseado em princípios da racionalidade, confere à nova edificação uma imagem austera e elegante, em acordo com as expectativas gerais.” A proposta, para o corpo do júri, destaca-se “pela formação de um conjunto harmônico, por meio de uma acertada sequência das escalas utilizadas na transição entre a edificação existente e as edificações propostas.”
veja os projetos premiados

1º Lugar Caio Calafate, Pedro Varella, Sergio Garcia e Fabiana Araújo
Rio de Janeiro
2º Lugar Ideia 1 Arquitetura e Planejamento (Gabriel Cruz Grandó)
Porto Alegre
3º Lugar Mira Arquitetos (Luis Eduardo Loiola de Menezes)
São Paulo
Menção Honrosa 24.7 Projetos de Arquitetura e Urbanismo (Gustavo dos Santos Corrêa Tenca)
Campinas
Menção Honrosa Opera Quatro Arquitetura (Pablo Basílio de Sá Leite Chakur)
São Paulo
Menção Honrosa Figueroa.arq (Mario Figueroa)
São Paulo
Menção Honrosa Estúdio 41 (Emerson José Vidigal)
Curitiba
 
Projeto vencedor de Pedro Varella, Caio Calafate, Sergio Garcia e Fabiana Araújo. [divulgação]

















Projeto vencedor de Pedro Varella, Caio Calafate, Sergio Garcia e Fabiana Araújo. [divulgação]

















Casa de Rui Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário