domingo, 1 de dezembro de 2013

Curtas Gaúchos sobre São Miguel das Missões mostram a construção de sociedade cooperativa

Em 2013, completam-se 30 anos da data em que São Miguel Arcanjo foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Para comemorar a data, Curtas Gaúchos exibe dois documentários que mostram a tentativa de criação de uma sociedade cooperativa entre índios e jesuítas.
São Miguel das Missões – Patrimônio Cultural da Humanidade estreia no próximo sábado (07/12), às 12h30min, na RBS TV, com o programa Um Sonho ao Sul do Mundo.
O projeto dos jesuítas era criar uma sociedade mais igualitária, baseada na fé e no trabalho coletivo, e que também valorizava a arte. O programa mostra as Missões no sul da América, que existiram por quase 200 anos no Brasil, e a implantação do projeto no Rio Grande do Sul, bem como o fim da utopia com a expulsão dos jesuítas e a guerra contra os índios.
Os documentários têm direção e roteiro de Roberto Tietzmann, com fotografia de Alberto La Salvia, arte de Carlos Ferreira, argumento de Carlos Urbim e trilha sonora de Geraldo Flach. A direção-geral é de Gilberto Perin, com realização da RBS TV.

Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/cultura-e-lazer/segundo-caderno/noticia/2013/12/curtas-gauchos-sobre-sao-miguel-das-missoes-mostram-a-construcao-de-sociedade-cooperativa-4350949.html















Missões jesuíticas existiram por quase 200 anos no Brasil Foto: rbs tv / divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário